A cidade de Campos do Jordão (SP) receberá, no próximo dia 29 de setembro, a sétima edição do do L'Étape Campos do Jordão by Tour de France. A etapa fecha a temporada de 2024 do L'Étape Brasil 2024, após passar por Cunha (SP) em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. A competição tem a chancela de Tour de France e é a maior corrida de bike de estrada do país.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo.
Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O L'Étape Campos do Jordão by Tour de France receberá cerca de 3.200 atletas, sendo a franca maioria amadora. Há duas opções de percurso: curto e longo, com 66km e 107 km, respectivamente. O trajeto menor terá 1.300 metros de altimetria, enquanto o longo conta com 2.300 metros. O pelotão do longo larga primeiro, às 6h, enquanto o segundo grupo largará às 7h30.
Os ciclistas irão pedalar pela Serra da Mantiqueira, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Para melhorar o ambiente, a previsão do tempo para o horário da prova é de 18 graus e sem chuva, proporcionando uma pedalada de alta intensidade e qualidade.
"Campos do Jordão respira ciclismo. O clima e as trilhas favorecem isso. Então, nada melhor do que encerrar a temporada do L'Étape Brasil 2024 prestigiando esta cidade charmosa", conta Thaís Barg, diretora de marketing do L'Étape Brasil.
"A gente tem uma preocupação muito grande com a segurança dos atletas. Em Campos do Jordão, não será diferente. O percurso estará 100% exclusivo para os ciclistas, sem trânsito de carros em nenhuma das vias, a não ser os veículos da organização, que estarão devidamente sinalizados. Tudo isso para deixar os ciclistas bem à vontade durante as provas, focando apenas em pedalar e concluir a prova", diz Fernando Cheles, diretor técnico do L'Étape Brasil.
A realização de mais esse evento no Brasil demonstra a força da Magrela, carinhosamente como é chamada a bicicleta – um veículo de transporte, ao mesmo tempo vinculada ao lazer – atraindo cada vez mais usuários em uma combinação fascinante com o Turismo, gerando uma sub-segmentação do turismo de aventura: o Cicloturismo.
Conduzida por valores relacionados a natureza e a própria superação de seus seguidores, o Cicloturismo torna-se no século XXI um novo estilo de explorar e conhecer novos destinos e culturas, de uma forma muito mais integrada e experencial.
O Brasil pega carona nessa nova onda, com um certo retardamento, já que essa prática, há muito é difundida em outros países, sobretudo da Ásia e Holanda, onde os cidadãos locais a usufruem do benefício das pedaladas como meio de locomoção, o que transformou alguns destinos pitorescos, justamente por esses hábitos. Visitar Amsterdam e não pedalar sobre duas rodas é a mesma coisa de ir a Roma e não ver o Papa, ou seja, andar de bicicleta por lá Já tornou-se uma verdadeira atração turística indispensável para o visitante.
Um nicho para eventos em ascensão. Bora Pedalar?
Comentários