A 46ª Reunião Ordinária do Fornatur acontece na ABAV 2008

Pauta extensa marcou encontro de secretários e dirigentes dos órgãos oficiais de turismo, que reuniu 27 unidades federativas

 

A 46ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) esteve entre os destaques da agenda da Abav 2008 nesta quinta-feira (23). O encontro, realizado no Pavilhão 5 do Riocentro, foi coordenado pelo presidente do Fornatur, Bismarck Maia, e pelo secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, que na ocasião representou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

 

Em seu pronunciamento de abertura, o secretário firmou a posição do Ministério do Turismo em relação ao fortalecimento do mercado interno frente à crise. “O turismo brasileiro será beneficiado com os novos patamares do dólar. A crise, portanto, não diminui as nossas responsabilidades: agora é hora de fazer um grande esforço concentrado”, afirmou. Pereira incentivou a mobilização do secretariado a favor da qualificação dos destinos turísticos, por meio da proposição de emendas parlamentares ao orçamento, ao ressaltar que “o momento é outro, mas algumas estratégias ainda são as mesmas”.

 

 Airton destacou também a atuação do MTur no fortalecimento das ações de promoção nacional, citando duas campanhas recém-lançadas. A primeira, “Brasil – Vendo Melhor!”, premiará os agentes de viagem que mais se destacarem nas vendas de destinos do Brasil para os brasileiros, e a segunda, “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, que terá as peças publicitárias lançadas no dia 14 de novembro, durante o Festival de Turismo de Gramado (RS). Esta última terá investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e poderá ganhar variações regionais numa segunda fase, mostrando as atrações turísticas de cada estado brasileiro. “Vamos criar um grupo técnico ou convocar uma reunião extraordinária do Fornatur para elaborar a segunda etapa da campanha e as oportunidades que se abrem a partir disso”, frisou Pereira. Ações nos aeroportos, em parceria com a Infraero, também devem integrar a campanha.

 

Promoção Internacional

 

A exibição de vídeo institucional marcou o início da apresentação da presidente da Embratur, Jeanine Pires. As imagens mostraram conceito e funcionalidade do novo estande-padrão do Brasil em feiras internacionais, que terá área de 713 m2 mas pode ser adaptado para áreas menores sem perder suas características. O projeto une arquitetura e design, inspirado nas curvas livres da Marca Brasil e do Plano Aquarela. Na visualização em 3D, o vídeo mostrou salas de reuniões e pequenos auditórios, área de imprensa, lounge, e elementos inovadores como módulos multimídias com informações sobre o país e a descrição das sensações que podem ser experimentadas em viagens pelo Brasil.

 

Jeanine Pires falou ainda da importância da agenda de promoção internacional nos estados e a descentralização da verba destinada a esse tipo de ação nas 27 unidades federativas brasileiras, incentivando a preparação de projetos que possam ser executados via suplementação orçamentária, ainda em 2008. Em seguida, o Fornatur assistiu ao vídeo da nova campanha publicitária da Embratur, “Brasil Sensacional”, lançada pelo presidente Lula em Nova York, no mês de setembro. Até junho de 2010, serão investidos U$ 88 milhões na campanha, “que contempla todos os destinos brasileiros, de acordo com seus produtos e roteiros”, afirmou Jeanine.

 

Participações

 

A revitalização da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI) foi assunto levado ao Fornatur por Genilda Baroni, presidente da entidade. A presidente da ABCMI destacou o rápido processo de envelhecimento por que passa o Brasil e disse que este é um novo fato social que desperta a atenção da sociedade como um todo.

 

A ABCMI, com representações em 24 UFs do país, pleiteou apoio dos órgãos oficiais de turismo dos estados. “Os idosos ajudam a manter a cadeia do turismo ativa durante o período da baixa temporada, incentivados inclusive pelo Programa Viaja Mais. Com o reconhecimento do Ministério do Turismo, estamos recebendo apoio para dar continuidade ao trabalho, mas ainda precisamos da sensibilização dos secretários dos estados para conseguir ampliar a promoção da qualidade de vida aos associados, que é o nosso propósito”, destacou. Na ocasião, o estado do Acre manifestou interesse em fundar o seu clube estadual da melhor idade.

 

Eduardo Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), apresentou um painel sobre as perspectivas da nova temporada para os cruzeiros marítimos e destacou a necessidade de se investir nos portos brasileiros para bem receber o turista que vem pelo mar.

 

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Turísticos (ANTTUR), Martinho Moura, explicou o que é o projeto Cruzeiros Rodoviários, em elaboração pela regional Sudeste da ANTTUR. “A idéia surgiu num momento de baixa no mercado do turismo rodoviário no Brasil, para incrementar esse filão criando um roteiro integrado entre os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo”, detalhou Moura.

 

Em 15 dias, o turista fará conexões, descendo do ônibus em breves paradas para visitar várias cidades turísticas nos quatro estados contemplados. “Entretanto, esse roteiro não é fechado: o turista poderá compra dias de viagem, e escolher o trecho que quer conhecer. Os embarques e desembarques serão feitos onde houver pernoite”, disse Moura. A intenção é que a rota tenha saídas semanais.

 

Publicação

O MTur entregou aos dirigentes presentes, o catálogo “Turismo e Negócios Nos Pólos de Calçados do Brasil”. A publicação foi elaborada pelo MTur em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), com o objetivo de unir duas atividades econômicas extremamente promissoras: a indústria de calçados e o setor de turismo. A elaboração ficou sob responsabilidade do Departamento de Produção Associada ao Turismo, do MTur.

 

Na primeira edição do documento, mil exemplares serão distribuídos para empresários do ramo calçadista e empresas associadas à Assintecal. A publicação foi criada para suprir uma carência: tanto o público em geral quanto os próprios compradores não conheciam os lugares onde são produzidos os sapatos brasileiros. O guia mapeia 20 arranjos produtivos locais do setor calçadista, separados por macrorregião brasileira. São três instalados no Sul, dez na região Sudeste, cinco no Nordeste, um no Centro-Oeste e um no Norte.

 

Além disso, o deputado Albano Franco (PSDB), presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, enviou convite aos participantes da 46ª Reunião Ordinária do Fornatur para a audiência pública que debaterá políticas públicas de turismo e o orçamento de 2009. A audiência está marcada para o dia 29 de outubro, às 14h, no Anexo II do Plenário 5 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

 

JA