6º Grande Encontro sobre Variedades de Cana de Açúcar 2012

Evento acontecerá na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, nos dias 26 e 27 de setembro

A Ceres Sementes do Brasil participa esta semana do 6º Grande Encontro sobre Variedades de Cana de Açúcar, promovido pelo Grupo Idea. O evento acontece no Centro de Convenções Ribeirão Preto e tem o objetivo de apresentar as mais recentes pesquisas em programas de melhoramento, manejo varietal, sistemas de gestão e também informações sobre futuras liberações de variedades de cana-de-açúcar.

No dia 26, a partir das 17h30, o gerente geral da Ceres no Brasil, William Burnquist, trata das melhores práticas de manejo associadas ao uso de variedades híbridas de sorgo sacarino na produção de etanol, em complemento à cana-de-açúcar.

Recentemente, a empresa, de origem americana e líder no desenvolvimento de culturas energéticas, foi declarada vencedora do processo seletivo aberto pela Embrapa, com vistas ao fomento do sorgo sacarino no Brasil. Os termos do contrato respaldam ações conjuntas na área de pesquisa e desenvolvimento, que visam a transformar o sorgo sacarino em cultura energética de escala e alto desempenho no País.

De acordo com Burnquist, o sorgo sacarino e a cana-de-açúcar apresentam várias semelhanças. A principal diferença reside no ciclo reprodutivo do primeiro, que é de até 120 dias e acontece exatamente no período de entressafra da segunda, entre os meses de novembro e abril.

Burnquist ressalta ainda que o etanol de sorgo sacarino deve ser encarado hoje como uma tecnologia complementar. Enfatiza, porém, que no curto prazo essa planta desponta como o recurso mais viável para auxiliar as usinas brasileiras a aumentar sua produção de etanol.

“Os híbridos da Ceres possibilitam produção rápida e em escala, por permitir uso da infraestrutura já instalada nas usinas, ou seja, para extração de etanol sorgo nenhuma alteração se faz necessária na logística nem nos equipamentos hoje empregados nas empresas do setor sucroenergético”, salienta Burnquist.

O executivo acrescenta que várias usinas brasileiras já aderiram à tecnologia da Ceres Sementes, e estudam aumentar sua área cultivada com sorgo sacarino nos próximos anos.

Confira a programação completa do evento no site http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/6-variedades-de-cana-de-acucar2012.

Ceres - Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a Ceres Inc., líder no desenvolvimento de culturas energéticas, é uma empresa de sementes que utiliza modernas tecnologias de melhoramento e biotecnologia. Atua nas culturas de sorgo, switchgrass e miscanthus, entre outras. A companhia chegou ao Brasil em 2010 e está estabelecida em Piracicaba. Ceres Sementes do Brasil pesquisa, produz e comercializa sementes de sorgo sacarino híbrido, que é utilizado como complemento da cana-de-açúcar na produção de biocombustíveis e bioenergia.

www.ceressementes.com.br.

Fonte: BIA