6º Expo Fórum Viste São Paulo: Confira os destaques do evento

A edição especial do encontro celebrou os 40 anos da Fundação 25 de Janeiro
Foto oficial: Autoridades e Equipe SPCVB

Na última terça-feira (5), aconteceu o 6º Expo Fórum Visite São Paulo, promovido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), no Sheraton São Paulo WTC. A edição especial do encontro contou com autoridades e profissionais do trade de turismo e eventos, que compartilharam conhecimento, experiências e incentivos para o setor. O evento celebrou ainda os 40 anos de história da Fundação 25 de Janeiro (Visite São Paulo - SPCVB).

Toni Sando, presidente na Fundação 25 de Janeiro (Visite São Paulo - SPCVB) e na Unedestinos, abriu o evento dando as boas vindas aos participantes, apontando a programação e evidenciando a exposição simultânea com o fórum. “A exposição ‘Destinos Paulistas’, acontece durante todo o dia. Teremos também debates em salas paralelas para que todos possam aproveitar o dia ao máximo, fazendo negócios e relacionamentos”, afirmou.

Novos desafios da Hospitalidade

O painel, que fez parte do “Fórum Band News Expo Visite São Paulo”, abriu o evento abordando os desafios do setor e as propostas e ações de melhorias acerca do tema, mediado por Paula Valdez e André Coutinho.

O tema é ‘os novos desafios’, mas eu diria que na verdade é ‘os novos velhos desafios’. A hotelaria sempre vai se tratar de pessoas. Conseguir pessoas qualificadas, dispostas e comprometidas, hoje tem sido o nosso grande desafio”, começa Daniela Pereira, do Staybridge São Paulo

Hospitalidade se resume ao bem receber. É você dar importância a presença do hóspede no seu hotel, então, você ter uma equipe que sabe sorrir, já é meio caminho andado. Quando você se atenta aos detalhes sobre o seu hóspede você transforma a estadia dele e isso sem dúvida é um diferencial”, completa Fernando Guinato, Diretor-Geral do WTC Events Center e Sheraton São Paulo WTC Hotel.

É preciso treinar a escuta ativa, não só para o seu cliente, mas também para o seu colaborador, porque uma vez que o colaborador sente confiança em você, ele vai te relatar as demandas do seu cliente, e garantir uma operação de qualidade”, afirma Johannes Bayer do Intercontinental

Além da escuta ativa, a observação de sinais significa decodificar os sinais de cada um dos clientes, mas também de cada um dos colaboradores, e assim, facilitar o bom trabalho”, conclui Milena Freire, da Rede Tivoli Hotéis

A indústria de Eventos

O segundo painel do dia, também pertencente ao “Fórum Band News Expo Visite São Paulo”, abordou as principais demandas e desafios do segmento e contou com a presença de Ana Luisa Cintra, do Centro de Convenções Rebouças, Raffaele Cecere, do Grupo R1, Alain Baldacci, do Wet’n Wild, e Maurício Duval, da Fiera Milano.

Os eventos corporativos são, de certa forma, a grande estrela do turismo paulistano sim. Eles são aqueles que mais buscam mostrar sua marca e sua imagem e isso traz um grande protagonismo”, disse Ana Luisa.

Eu diria que todos (os tipos de eventos) são muito relevantes. Cada um movimenta a economia de uma forma, mas todos ajudam o impacto econômico de São Paulo. Puxando para Feiras de Negócios, é o público fora da capital paulista, acredito que seja o evento corporativo que tenha uma força e relevância maior marca (empresa)”, adiciona Maurício.

A cidade de São Paulo tem um potencial incrível para receber grandes eventos e eu acho que é isso o que está previsto para acontecer. São Paulo definitivamente vira um grande hub central, porque é aqui que as coisas acontecem”, afirma Cecere.

São Paulo é o primeiro estado do Brasil onde está sendo implantado um Distrito Turístico (o de Serra Azul). A inspiração e o modelo é o famoso Distrito Turístico da Disney em Orlando, porque os eventos não se realizam mais apenas em hotéis ou centro de convenções, mas sim, hoje em dia, em qualquer equipamento turístico”, conta Alain.

O Turismo

Para fechar o quadro “Fórum Band News Expo Visite São Paulo”, o terceiro painel tratou sobre o turismo, tanto na capital, quanto no interior, abordando os atrativos turísticos em diversos destinos do Estado de São Paulo. 

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena afirma que “São Paulo está fazendo um belo trabalho com o turismo, e tem disparado a melhor infraestrutura do Brasil. Os três maiores e mais importantes aeroportos do país estão aqui, o maior Porto da América Latina também e um dos mais importantes hubs aeroportuários do mundo. É uma infraestrutura privilegiada, e ainda assim estamos trabalhando em melhorias. Pretendemos chegar ao final desse ano com cerca de 120 inaugurações”.

Já o secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, conta que “Em uma cidade desse tamanho, não tem como fazer nada sozinho. Junto à SPTuris, e lá nós temos uma organização de turismo que nos ajuda a identificar propostas e provocações que há alguns anos atrás nós não olhávamos como era necessário, como por exemplo, o The Town”.

Para Alexandre Braga, Presidente da Aprecesp O turismo é a única fonte de renda de muitas das estâncias turísticas. Então, primeiramente a gente precisa investir na infraestrutura dessas estâncias”, diz.

A probabilidade dos pequenos municípios receberem o apoio de recursos do Governo do Estado para investir na infraestrutura turística é o que faz o interior do Estado de São Paulo se despertar”, explica Cândido Murilo Pinheiro Ramos, presidente da Amitesp.

Os destaques da parte da tarde do 6º Expo Fórum Visite São Paulo

Seguindo com a programação do 6º Expo Fórum Visite São Paulo, com a apresentação ‘Reforma Tributária: o fim ou apenas o começo?’, Thiago Marques Bichara, da Bichara Advogados, e Fabio Monteiro Lima, da Lima Volpatti, conversaram sobre as conquistas legais do setor de turismo e eventos, e a diferenciação, como por exemplo, a alíquota reduzida em 60%.

Com a apresentação ‘Tendências na Hotelaria’, Cristiano Vasques, do HotelInvest, apresentou uma Prévia do Panorama da Hotelaria Brasileira, e dados acerca do Boletim FOHB HI - São Paulo, que apontam uma leve alta em diária para 2024, e uma ocupação estagnada. Orlando de Souza, do FOHB, comentou o tema: “Complementando tudo o que o Cris falou, a hotelaria é quase que totalmente desenvolvida através do setor privado. Não vemos hotel público, não é? São os empreendedores tomando o risco com seu capital para fazer hotelaria. Nisso, entrou a criatividade dos brasileiros para começar a desenvolver novos mecanismos de financiamento de hotelarias”, completa.

O profissional de atendimento dos check-ins, por exemplo, precisa ser muito bem treinado, por conta do boom de passageiros indisciplinados. O treinamento desse tipo (e o de comissários), precisa preparar esses profissionais para os diversos imprevistos que podem acontecer”, afirma Ruy Amparo, da Abear, durante o painel ‘Tendências no setor Aéreo’.

No painel ‘Acessibilidade e Selo de Evento Neutro’, Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, e Fernando Beltran, da Eccaplan Soluções em Sustentabilidade conversaram sobre as dificuldades encontradas no setor. “Não é só a acessibilidade arquitetônica que é muito importante, mas também a acessibilidade atitudinal, comunicacional e digital. As pessoas com deficiência precisam estar em todos os lugares, então nós estamos trabalhando muito com a cultura inclusiva, estimulando as pessoas com deficiência a participarem e treinando as equipes a lidarem com todas as questões”, conta Silvia Grecco.

As comemorações pelos 40 anos do SPCVB foram marcadas por Raul Souza Sulzbacher, do Caio Carvalho, da Bandeirantes, e Marisa Canton, da FGV/SP, que contaram a história da Fundação 25 de Janeiro. Caio Carvalho não pode estar presente até o horário de sua entrada no palco, mas enviou um vídeo cumprimentando os presentes e destacou a gestão do Visite SP. Raul, por sua vez, elogiou Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB e Marisa Canton, apontou que a história da fundação é realmente linda. “A fundação trouxe uma gestão de liderança para o nosso setor de eventos em São Paulo. É uma alegria poder ver quantas parcerias e momentos de glória e honra tivemos nesses 40 anos”.

O Prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, também subiu ao palco, para conversar sobre as melhorias e feitos na capital paulista, com a segurança na cidade, em eventos e turismo, sendo a principal protagonista de sua passagem. "Eu fiquei praticamente um ano em uma luta para a implementação de um importante programa que consiste na instalação de 20 mil câmeras com uso de tecnologia e inteligência artificial", diz. 

Confira as fotos do 6º Expo Fórum Visite São Paulo abaixo: