O 61º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2019, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, já está com sua programação de palestras, apresentações e debates fechada.
O evento, que tem como tema “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”, apostou em palestras focadas no alinhamento necessário entre a tecnologia e a humanização para, a partir dessa parceria, transformar os serviços em experiências e diferenciais e em discussões em torno das expectativas e anseios da hotelaria no atual cenário econômico e político.
Após a abertura, na tarde do dia 8 de maio, a primeira apresentação, no dia 9 de maio, será do cientista de computação Marco Diniz Garcia Gomes, da TINBOT. Sua palestra “É possível potencializar a experiência do hóspede por meio de um robô?”, que acontece entre às 14h30 às 15h20, mostrará como os avanços da Inteligência Artificial já permitem uma grande interação entre homens e máquinas.
Ele apresentará Tinbot, o primeiro robô brasileiro que realiza tarefas junto com seus colegas de trabalho humanos. “O Tinbot já permite reconhecimento de fala, facial e de imagens, além de outras funcionalidades focadas em criar experiências diferenciadas que vão impactar na experiência do hóspede”, disse Marco Diniz.
Em seguida, às15h30, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) fará a apresentação “O Sistema "S" e a Hotelaria: Uma aliança frutífera focada no desenvolvimento dos colaboradores”. O executivo explica sua abordagem na palestra: “Vamos mostrar a importância da formação profissional oferecida pelo Sistema S no setor de alimentação e hotelaria. Precisamos ter mão de obra qualificada se queremos realmente expandir a importância do turismo no país”, comentou.
A terceira apresentação técnica do Conotel 2019 é “Segurança Hoteleira em Tempos de Transformação Digital: Novidades da Tecnologia em Sinergia com o Humano”, de Camilo D`Ornelas, que acontece das 17h10 às 18h. O especialista foi o responsável pela coordenação de segurança de grandes eventos como três edições do Rock in Rio (2011, 2013 e 2015), UFC Brasil, membro da comissão sobre a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, além de ter sido responsável pela segurança no show dos Rolling Stones, de Frank Sinatra e outros grandes eventos no Maracanã. “A apresentação irá abordar temas como planejamento, gestão, segurança e sistema operacional de eventos de diversos portes. Tudo isso relacionados com as novas tecnologias que vêm sendo grandes ferramentas para melhorar o trabalho na área de segurança”, explicou.
A última apresentação do dia 8 abordará as “Expectativas e Anseios da Hotelaria no atual cenário econômico e político”, que contará com a presença de Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, entre outras autoridades do setor.
No dia 10 de maio, sexta-feira, a programação começa com a palestra “O uso de multicanais para aumentar a venda na hotelaria. Caminhos virtuosos ou tortuosos?”, com o empresário com formação em Vendas, Marketing e Eventos, Ricardo Aly. Sua apresentação acontece das 14h30 às 15h20. Aly tem 33 anos de experiência nos setores de hotelaria, viagens e turismo, sendo 10 em sua própria agência de viagens corporativas e 23 anos no mercado hoteleiro. “Nosso segmento é totalmente pressionado por preços. Precisamos, então, enxergar sempre algo que ainda não enxergamos, que será diferente de tudo, precisamos estar sempre à frente, pois só assim conseguiremos surpreender e atrair nossos clientes”, afirmou.
A partir das 15h30, é a vez de Cristina Cintrão apresentar “A Jornada do Hóspede na Hotelaria: Encantamentos e Desalinhos”. A sócia-fundadora da Improve Human Consulting, com 25 anos de experiência em viagens de incentivo, irá falar sobre o impacto das transformações digitais na relação humana e como o setor de serviços terá que investir para manter um alto padrão de excelência que tenha agilidade e agregue valor para oferecer a melhor experiência para o cliente. “O design thinking é uma das respostas. Por isso, discutiremos a jornada do cliente e como ela pode ajudar a identificar diferentes perfis e o que eles esperam de nós em cada ponto de contato no relacionamento com nossa marca para refletir sobre oportunidades de melhoria em cada etapa”, detalhou Cristina Cintrão.
Ela irá destaca também a importância do colaborador no processo. “Vamos abordar a importância do colaborador nesse processo, já que é ele quem entrega essa experiência. O que é preciso fazer para que nossas pessoas trabalhem voltadas para um propósito claro, e não só por tarefas? Como engajar nossos colaboradores nessa missão de encantar e acolher nossos clientes? O que é preciso transformar?“, finalizou.
Com início às 17h10, Eduardo Costa, especialista em Marketing Digital e Social Selling fará uma apresentação sobre “Inbound, SEO, Mobile - Desvendando o Marketing Digital para aumentar suas reservas”. Costa atuou nos últimos cinco anos em empresas como Samsung, Club Med, Rede Globo, Confitec, Resultados Digitais, Rock Content, Superlógica, Banco Inter, entre outras. Atualmente, ajuda profissionais e empresários a investirem em vendas on-line, especialmente com o Linkedin.
Encerrando a programação de conteúdo no dia 10 de maio, a partir das 18h10, haverá um debate sobre o tema “Nichos em ascensão: a hotelaria está pronta?”. Maurício César Penteado Jr. falará sobre a presença de pets nos meios de hospedagem, Andrea Noki comentará sobre como atender melhor e direcionar os serviços para atender ao público infantil e a professora Lisa Valéria Vieira Torres sobre um mercado que tem crescido muitos nos últimos anos que são os clientes com mais de 60 anos.
Maurício César Penteado Jr. é graduado em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário Campos de Andrade e formado em Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Já atuou como Professor de Turismo pelo Centro Europeu Profissões e Idiomas e, atualmente, é sócio-diretor do Grupo Vidok, que detém as marcas da Vidok Viagens, Vidok Tour Representações, Vidok Pet Trip, além de ser licenciado da marca Stella Barros Turismo para atendimento ao sul do Brasil. “Vamos falar sobre como fazer o estabelecimento de hospedagem tornar-se pet friendly, conceito que vem tendo um crescimento exponencial nos últimos anos”, explicou ele.
Andréa Noki há oito anos atua como cerimonialista infantil e desde então busca se especializar em tudo que diz respeito ao universo infantil. Viajou pelo Brasil com seu Talk Show sobre cerimonial infantil. “No Conotel 2019, abordarei o universo infantil e o que a hotelaria pode fazer para atender esse pequeno público, mas muito exigente”, afirmou ela.
A professora Lisa Valéria Vieira Tôrres que atua como coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC-GO e como conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás (CEDIP), entre outras atividades em torno do público da terceira idade, falará sobre as características que um hotel precisa ter para atender ao cliente com mais de 60 anos. “Há uma série de medidas que, às vezes, são pequenos detalhes, que o hotel ou pousada pode oferecer que mudam completamente a experiência do público da terceira idade”, comentou.
A 61ª edição do Congresso Nacional de Hotéis é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás – ABIH GO e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. Pelo segundo ano consecutivo, a curadoria do Conotel ficou a cargo da empresa Mestres da Hospitalidade, de Andréa Nakame e Shirley Salazar.
Em paralelo ao Conotel 2019, o trade de hospitalidade e gastronomia da Região Centro-Oeste também terá oportunidade de conhecer as últimas novidades dos fornecedores de equipamentos na Equipotel Regional, feira que reúne os principais fornecedores de produtos e serviços voltados para segmento de hotelaria e gastronomia, produzida pela Reed Exhibitions Alcântara Machado (RXAM).
Comentários