3ª Reunião Global da Alagev ocorre com foco em cocriação de soluções e desafios

Evento, realizado em São Paulo, contou com 267 participantes e debateu temas como tarifas flutuantes na hotelaria e prazos de pagamento
Evento contou com a participação de 267 profissionais de diversas localidades do país, sendo 142 presenciais e 125 pessoas on-line

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou, no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 3ª Reunião Global das Comunidades, com a participação de 267 profissionais de diversas localidades do país, sendo 142 presenciais e 125 pessoas on-line, com o objetivo de promover networking, identificar oportunidades do setor, além de verificar os gargalos e cocriar soluções coletivas.

Nossa missão foi colher da comunidade global os inputs para refinar e melhorar ainda mais as soluções para nossos problemas. Ao longo do encontro, trabalhamos com esse objetivo de forma bem dinâmica e coletiva”, destacou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

No primeiro bloco do evento, a associação apresentou o case do Você Inspira com o Programa AMMigo, do Grupo MM Full Experience, que ficou em 3º lugar na categoria Environmental, Social, and Governance (ESG). O projeto fez ações como, por exemplo, ceia de Natal e reformas na Fraternidade São João Paulo II, promovendo dignidade para ex-dependentes químicos em reinserção social; apoio a Casa de Repouso AVIC (Lar Bussocaba) em que proporcionou os pedidos das festas de fim de ano dos moradores, levando presentes, emoção e carinho; e auxílio ao “Arraiá ESG - Tradição coMM propósito”, transformando a festa junina em um movimento solidário. 

Setoriais

Durante o encontro, os temas discutidos ao longo das setoriais também ganharam destaque. Em agosto, foram realizadas 14 reuniões setoriais das Comunidades, reunindo gestores e profissionais de diferentes segmentos para discutir desafios do setor. O tema mais recorrente foi a hotelaria, presente em três encontros, com foco nas tarifas flutuantes e na falta de clareza nos acordos com fornecedores. 

Outros assuntos que apareceram foram a falta de retorno em propostas, a dificuldade em entender os motivos dos declínios em bids, a gestão de bilhetes não voados, e a falta ou divergência de dados na integração. Também foram levantados outros pontos, como a precificação de fees e o "Form of payment" (FOP) de 60 dias, a ausência de sistemas de gestão de eventos nos clientes, os prazos de pagamento considerados desleais, os pedidos de contratação e programação de eventos internos feitos em cima da hora, o aumento das passagens aéreas e o gerenciamento de indicadores.

Em junho, fizemos Ishikawa para aprofundar mais nas causas dos problemas e nos encontros de agosto, trabalhamos no mapa de stakeholders e no 5W2H para começar o desenho de soluções que nós trouxemos para a reunião global”, comentou Andrea Matos, gerente executiva da Alagev. 

Alagev News

A associação anunciou sua participação na Abav Expo, de 8 a 10 de outubro, no Rio de Janeiro. Além disso, a entidade confirmou presença no IMEX, que acontece nos dias 7 e 9 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, levando um grupo de gestores de viagens pelo programa de hosted buyers. A Alagev também estará na Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza, CE, nos dias 23 e 24 de outubro. Outra novidade será os descontos especiais da Ibéria para a IBTM World, nos dias 18 a 20 de novembro, em Barcelona, na Espanha. 

A entidade também mostrou os resultados da Revista Digital do Global Business Travel Association (GBTA) e do Index em que associado tem acesso ao documento completo dentro da Área do Associado em Conteúdo +, no site da Alagev. A gravação do Webinar do Index já está disponível na plataforma da Alagev Educa.

Assistente virtual

Para fortalecer a inovação da marca, a Alagev lançou o assistente virtual “Alê”. Criado para facilitar o dia a dia dos associados, ele reúne respostas rápidas para as principais dúvidas, orienta sobre serviços, comunidades, eventos e benefícios, e está disponível 24 horas pelo site da associação. Mais um passo da associação para ampliar a comunicação e aproximar ainda mais as pessoas. 

Avisos e novidades

Na reunião global, a associação reforçou a sobre os Grupos de Avisos no WhatsApp, para garantir que os associados estejam sempre por dentro das novidades.. Também reforçou que a agenda dos encontros promovidos pela Alagev deve ser consultada no site ou área do associado, onde está sempre atualizada, sem necessidade de convites por e-mail.

As pesquisas anuais (PAEC, PAVI e PAVC) seguem como instrumento estratégico, com resultados imediatos nos dashboards, e os links para participação serão reforçados nos grupos. Já os Minilabs ganham nova dinâmica: quatro temas de viagens e dois de eventos foram definidos por votação em tempo real, com líderes voluntários presenciais ou on-line. Os grupos devem ser formados até 26 de setembro e haverá reunião geral no dia 1º de outubro para alinhamento.

As Comunidades seguem em evolução. A associação agradeceu a todos que responderam à pesquisa e destacou as reuniões de brainstorming realizadas com as lideranças, adiantando que novidades serão comunicadas em breve. Já o Hub ESG passa agora a ser uma comunidade, com link de acesso ao WhatsApp disponível. A orientação é que só entrem aqueles que realmente estão dispostos a se comprometer com entregas, pois o trabalho será feito em squads, sem setoriais.

Sobre o LACTE, foi anunciado que as cotas de patrocínio, o site e a venda de ingressos serão lançados em primeira mão no dia 30 de setembro, e no dia seguinte estarão abertos a todos os associados e ao mercado.

Embaixadores

No encerramento do ciclo 2, Luana chamou os embaixadores ao palco, onde, junto à Andrea, agradeceu a participação e entregou os presentes. Outra novidade foi que a diretora-executiva anunciou Leandro Pimenta, CEO e fundador da tg.mob, como novo padrinho desse grupo, eleito por votação pelos membros do Conselho e Diretoria Administrativa.

Confira os nomes dos novos embaixadores: Aurília Carvalho (Gestores de Viagens do Nordeste - GVNE), Bruna Nunes (Tecnologia & Inovação em Viagens - CTIV), Carolina Gaete (Agências de Viagens Corporativas - CAC), Cesar Nunes (Logística de Eventos - CLE), Claudio Guber (Gestores de Viagens do Paraná e Santa Catarina - GVS), Dayse Taiar (Logística de Eventos - CLE), Gisele Oliveira (Hotelaria - CH), Juan Pereira (Gestores de Eventos - CGE), Letícia Sá (Gestores de Viagens do Rio de Janeiro - GVRJ) e Sueane Guimarães (Gestores de Viagens Corporativas de Minas Gerais - GVMG).

Atividades

Com o tema “Altitude 2025 – Escalando o amanhã no presente”, a Reunião Global utilizou a analogia da subida ao Monte Everest para conduzir o trabalho colaborativo entre as comunidades da associação. Nesta edição, a dinâmica foi ainda maior com a temática “World Café", que teve o objetivo refinar as soluções dos problemas identificados pelas comunidades. O evento contou com os parceiros Expressão Studio, Grupo R1, Inteegra, KV Conteúdo e Tivoli Mofarrej.

Próxima edição

Ao final, Luana reforçou que a 4ª edição da Reunião Global das Comunidades acontecerá no dia 10 de novembro, no Tivoli Mofarrej. 

Confira algumas imagens: 

Fonte: Assessoria