27o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo Torna-se O Centro de Atenções Mercado Automotivo Mundial

Evento privado que mais movimenta a Cidade de São Paulo está 7% maior em relação a última edição e com 10% a mais de veículos em exposição

Com 49 marcas confirmadas e 500 carros expostos, 7% a mais do que na última edição, o 27o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado de 24/10 a 04/11, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, promete criar uma nova história. O maior e mais importante evento automotivo da America Latina hoje está no centro das atenções do setor automotivo mundial, que tem no Brasil um mercado potencial para ampliar suas vendas e market share – fugindo da crise econômica enfrentada atualmente na Europa, Japão e EUA.

“Com a crise em seus países de origem, as montadoras estão focando nos emergentes – em especial no Brasil – que hoje é o quarto maior mercado mundial. O Salão do Automóvel de São Paulo é a grande vitrine para os seus lançamentos, apresentação de tendências e a geração de novos negócios”, afirmou o vice-presidente executivo da Reed Exhibithions Alcântara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, hoje (17/10) pela manhã, na coletiva de imprensa oficial do evento. Também participaram da apresentação o diretor da feira, Hercules Ricco; o presidente da SP Turis, Toni Sando; o diretor de Marketing e Vendas do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPVCB), James Rubio; o diretor financeiro da ABEIVA, Ricardo Strunz; e o diretor de Relações Institucionais da ANFAVEA, Ademar Canteiro.

“O Salão do Automóvel é um organismo vivo que reflete o mercado”, afirmou Paulo Octávio, que apresentou a infra-estrutura desta edição do evento, a campanha de marketing, dados históricos e informações de pesquisa sobre o perfil do público visitante do Salão – um dos dados mostra que 55% das pessoas que visitam o Salão do Automóvel têm a intenção de trocar de carros nos próximos seis meses.

O presidente do SPCVB, Toni Sando, reforçou a importância do evento para São Paulo. “É hoje o maior evento privado da cidade. Vinte por cento da ocupação hoteleira neste período vem para cá por conta do Salão”. O diretor de Marketing do SP Turis, James Rubio, destacou a importância do evento na geração de negócios, renda e visitação para a cidade: “Dos 750 mil visitantes em 2010, 300 mil vieram de fora e deixaram aqui cerca de R$ 360 milhões, o que correspondeu a um ticket médio de R$ 1.200,00. O Salão do Automóvel é um grande negócio para todos”.

“Não há marca que não perceba a importância do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. É o momento de estar mais próximo ao consumidor”, afirmou o diretor financeiro da ABEIVA, Ricardo Strunz, que destacou o aumento a cada edição da participação das importadoras de veículos no evento. Segundo ele, das 29 marcas estrangeiras associadas à entidade, 22 participarão do Salão em 2012. “Significa 50% do número de marcas presentes e 30% do espaço ocupado”.

Já o diretor de relações institucionais da ANFAVEA, Ademar Canteiro, disse que o evento tem sido testemunha e vitrine do desenvolvimento do mercado automotivo brasileiro, que se torna cada vez mais internacional. “Hoje somos o quarto maior mercado mundo, com potencial para chegar a 5 ou 6 milhões de veículos comercializados por ano”. De acordo com projeções da ANFAVEA, o mercado brasileiro deve ter um crescimento de 4% a 5% nas vendas neste ano, superando a marca de 3,63 milhões de veículos vendidos no ano passado. Até setembro foram licenciados 2,79 milhões de unidades, um aumento de 4% em relação ao volume do mesmo período em 2011.

Segundo o diretor da feira, Hércules Ricco, os números desta edição corroboram a importância do evento: “Houve um aumento de 42 para 49 montadoras da edição de 2010 para esta e aumento na área de ocupação. E a quantidade de modelos expostos aumentou de 450 para 500 carros”, afirma. Os números grandiosos não param por aí: são gerados 26 mil empregos diretos e indiretos e mais de 99 horas ininterruptas de trabalho para deixar tudo pronto para a exposição.

Os visitantes – apaixonados por carros – devem esperar um grande desfile de design e tecnologia nesta edição. Vários lançamentos apresentados no Salão de Paris, realizado de 29 de setembro a 14 de outubro, serão estrelas no evento brasileiro.

O 27o Salão Internacional do Automóvel é realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e tem como entidades parceiras a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Mais informações:

27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h)
25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h)
04 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo www.salaodoautomovel.com.br

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo - O Salão Internacional do Automóvel já está consolidado como o evento que mais movimenta São Paulo e que atrai o maior número de turistas de negócios para a cidade. De acordo com informações divulgadas pela SPTuris, os turistas movimentaram na edição passada do evento, em 2010, R$ 360 milhões, posicionando o Salão Internacional do Automóvel na 1ª posição dentre os eventos que mais movimentam a capital paulista.

Lançado em 1960, o evento ocorre bianualmente e atrai um público que pode chegar próximo de 1 milhão de pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas, o público em geral e até presidentes da república têm conferido os avanços e as tendências da indústria no Salão, que é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A ANFAVEA patrocina o evento, que é copatrocinado pela ABEIVA e pelo SINDIPEÇAS.

Reed Exhibitions Alcantara Machado - Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos em 34 setores ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente no Brasil 57 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Reed Exhibitions - A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, 500 eventos da Reed estão presentes em 39 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 33 escritórios próprios que empregam mais de 3 mil funcionários.

A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2012 um total de £6,002Bi (ou €6,902Bi). O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores de Ciência e Medicina, Direito, Análise de Riscos, Educação e Negócios em Geral.

Fonte: Communica Brasil