1ª IFAT Brasil supera expectativas e reúne mais de 20 mil profissionais do setor

Evento contou com mais de 160 marcas de 16 países em mais de 11 mil metros quadrados, cerca de 20 mil visitantes de 50 países e de todos estados do Brasil, e 132 palestrantes de 10 países, com 71 horas de conteúdo
Edição de 2024 do evento

A primeira edição da IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, foi um divisor de águas para o mercado de saneamento do Brasil, ao apresentar as principais tecnologias globais para contribuir com o objetivo de universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário ao povo brasileiro até o ano de 2033. O evento, promovido pela Messe Muenchen do Brasil, entre os dias 24 e 26 de abril, em São Paulo, reuniu mais de 160 marcas nacionais e internacionais, vindos de 16 países.

Durante os três dias de evento, o São Paulo Expo recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países. O público foi considerado pelos expositores como altamente qualificado, pois foi composto por representantes de prefeituras, secretarias estaduais, municipais e federais, agências e órgãos reguladores, engenheiros ambientais, operadores privados de gestão de água, de esgoto e de resíduos sólidos, engenheiros ambientais, empresários de indústrias, agências de fomento, investidores, academia e institutos de pesquisa e inovação e startups.

Alcançamos nosso objetivo em conectar as principais soluções e tecnologias ambientais com todos os stakeholders do saneamento, propiciando o melhor ambiente de relacionamento, conhecimento e negócios aos expositores e aos profissionais participantes. Certamente, esse encontro será importante para o setor, gerando oportunidades para aprimorar a infraestrutura existente para a instalação de novas estruturas que atendam às demandas da população”, destaca Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.

Renan Utri Andreguetto, gerente da IFAT Brasil, destacou que a tecnologia ambiental é uma forte aliada para alcançar a universalização do fornecimento de água tratada e da coleta e tratamento de esgoto no Brasil e em toda região, mas também para equacionar os desafios relacionados à drenagem urbana e à gestão de resíduos sólidos, incluindo a erradicação de lixões, avanço dos níveis de reciclagem e sua aplicação como solução energética. “A feira trouxe, exatamente, as principais soluções e inovações utilizadas nessas áreas em diversos países do mundo, apontando as tendências e alguns caminhos que podem ser aplicados na região para beneficiar as pessoas”.

Mais de 71 horas de conteúdo em congressos e palestras técnicas

Ponto de encontro do saneamento na América Latina, a IFAT Brasil também foi fundamental para debater os principais temas relacionados ao setor, apresentando cases em tecnologias ambientais, revelando tendências de mercado, avaliando soluções para os desafios na área e aproximando governo, autarquias, investidores e operadores dos fabricantes, indústrias, empresas e fornecedores de serviços do saneamento.

O Congresso Internacional da IFAT Brasil, o Speakers Corners e o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas, promoveram nos três dias de evento, mais de 71 horas de conteúdo, com a participação de 132 especialistas do Brasil e do exterior.

A agenda do Congresso Internacional da IFAT Brasil contou, por exemplo, com a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia do governo do Estado de São Paulo. Dos parceiros internacionais estiveram: a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA) e ISLE Utilities. Das entidades nacionais, organizaram eventos: Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIOGÁS (Associação Brasileira do Biogás), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Câmara Brasil-Alemanha (AHK do Brasil) e Instituto Trata Brasil.

O Pavilhão de Inovação foi o epicentro das mais recentes descobertas e avanços tecnológicos do setor, mostrando como os potenciais de crescimento e melhor oferta de serviços no saneamento. No local, foi realizado o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora, que homenageou (LG Sonic – Holanda; Colifast – Noruega; Renix - Canadá), por suas tecnologias e contribuições que estão transformando o mercado. Essa iniciativa contou com a participação da Netherlands Water Partnership e Xylem Vue powered by GoAigua como patrocinadores principais; e SANEPAR e SABESP como patrocinadores institucionais e jurados da competição.

O Speakers Corners atraiu o público que estava interessado em conhecer os resultados das tecnologias aplicadas por empresas pioneiras e líderes do setor de tecnologias ambientais: Acqua Expert, B&F Dias, Bentley, Huber, Provedal, Sparkio e Vibropac.

Competição estudantil

A IFAT Brasil foi palco da primeira edição do University Challenge, importante competição de estudantes de engenharia global, promovida pela Associação Alemã de Água, Águas Residuais e Resíduos (DWA), chegou ao Brasil com apoio institucional do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo.

Os oito grupos formado por alunos de engenharia realizaram tarefas em diferentes disciplinas, como por exemplo andar pela área de empresas europeias da feira e escolher duas soluções que poderiam ser implementadas em cidades brasileiras. Para os alunos Arthur Anhaia, Maria Morais e Murillo Bednarczuk, do 5º período do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participar do desafio e se informar sobre as soluções propostas pelas empresas ampliou a visão sobre o mercado, ao entender como as tecnologias são implementadas.

“Viemos focados a aprender mais sobre a matéria de estruturação sanitária. E, na IFAT Brasil, descobrimos que as soluções vão muito além da estruturação sanitária. Encontramos aplicações de hidráulica, mecânica dos fluídos e de outros pontos que estudamos em nosso curso”, contaram os estudantes. “A experiência foi incrível e vamos levar muitos aprendizados para a nossa graduação”, finalizaram.

Confira depoimentos de alguns expositores que participaram da IFAT Brasil 2024:

O objetivo principal da Ambipar nesta primeira edição nacional da IFAT é posicionar a empresa como uma plataforma global de soluções, com foco em gestão, valorização e circularidade de resíduo, além da gestão e uso consciente de água e efluentes. Sem dúvidas, nossa participação está gerando potenciais leads”, afirmou Juliana Coutinho, gerente comercial da Ambipar.

Estamos muito satisfeitos com a feira, com muitos novos contatos. Nossos canhões nebulizadores para contenção de partículas na atmosfera estão sendo muito bem recebidos pelo público”, pontuou André Felipe Costa de Souza, CEO da CHB Rental.

A feira está atraindo visitantes de todo Brasil e também do Mercosul, com um perfil seleto. Para um evento em sua primeira edição, a IFAT 2024 nos surpreendeu com um público específico, formado por consultores, engenheiros e sanitaristas. Realmente, uma feira muito boa. Ao decidirmos participar, não colocamos como objetivo a geração de negócios, mas uma divulgação voltada exatamente para este público”, disse Ademir Albernas, Gerente de Negócios da VOGELSANG.

Confira algumas imagens, por Polly Eventos

* Fotos Destaques: Divulgação/Polly Eventos: