Inovação e criatividade são as novas palavras-chave dos eventos corporativos de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil encontrar soluções criativas para gerar engajamento entre funcionários, motivar o comparecimento de clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca.
O primeiro passo é se inspirar em eventos já realizados, observando novos pontos de vista e estruturações. Assim, você consegue criar novas referências para atingir os objetivos da sua empresa ao planejar eventos de excelência.
Para sair do velho esquema de confraternização de fim de ano, palestras e workshops, resolvemos listar aqui alguns exemplos de eventos criativos que potencializaram a área de atuação das empresas que os promoveram. Pronto para ficar inspirado?
1. Festival SXSW
O Festival South by Southwest (SXSW), criado por Roland Swenson em 1987, surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição já foi um sucesso. Acredite: os organizadores, que haviam convidado apenas 150 pessoas, foram surpreendidos por uma multidão de mais de 700 participantes.
O encontro é realizado anualmente na cidade de Austin, no Texas, e atualmente é responsável pela difusão de tendências não só do universo musical, mas também das áreas de empreendedorismo e cinema. É considerado, hoje, um dos eventos mais importantes de tecnologia, inovação e economia do mundo.
O festival é atrativo graças à sua proposta de programação recheada de variedades e atrações. Na ocasião, palestras sobre empreendedorismo são seguidas por outras abordando temas ligados à vida pessoal e assim por diante. Sem contar que a cidade inteira fica em clima de festa, promovendo shows animados em pubs conhecidos.
Entre as figuras empreendedoras reconhecidas que marcaram presença nesses mais de 30 anos de eventos, podemos citar Jimmy Wales, cofundador do Wikipedia, Craig Newmark, criador do Craigslist, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Foi também durante a realização do SXSW que as redes sociais Twitter e Foursquare surgiram, tornando o festival conhecido pela divulgação e estouro de artistas e empresas.
2. MECA Inhotim
Em sua 2ª edição, realizada em 2017, a proposta de ser o maior menor festival tem mostrado êxito. Realizado no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o evento mistura shows, workshops, exposições e talks, além de outras atrações e experiências durante dia e noite. A última edição durou 3 dias diretos e contou com a participação de Jorge Ben Jor, Karol Conka, Lia Paris e Lumen Craft.
A inovação aparece na estrutura criada para o evento, além das atividades criativas proporcionadas, como aulas matinais de ioga, visitas guiadas exclusivas e até passeio de balão de ar quente para os convidados. Além dessas ações interativas, os participantes também têm a possibilidade de acampar no local, aproveitando cada instante.
3. Festival de Cannes
Ao falar de festival, não podemos deixar de abordar o Festival de Cannes, que já acontece há mais de 65 anos e é um dos mais prestigiados eventos da área do cinema. É realizado na cidade de Cannes, na França, e recebe artistas de todas as partes do mundo.
De frequência anual, o evento é midiatizado internacionalmente e a cerimônia de abertura é transmitida nas telas de cinema, além de projeções ao ar livre abertas à população. No festival, o que sobressai é o cuidado e o luxo em cada detalhe, do tradicional tapete vermelho à cronometragem das apresentações de cada premiação. É pelo planejamento e pelo trabalho impecável de um evento desse porte, reconhecido mundialmente, que o Festival de Cannes merece entrar na nossa lista de inspirações.
4. TED
Com o slogan inovador ideas worth spreading, o TED foi fundado em 1984 pela ONG Sapling com a proposta de realizar palestras, corporativas ou não, de no máximo 18 minutos, em um formato simples, objetivo e envolvedor.
O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha de palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.
Com o intuito de favorecer a disseminação de ideias, o programa criou, em 2009, o TEDx. São eventos locais organizados de forma independente e com o estilo difundido pelo TED, de forma que as instituições consigam espalhar ideias de maneira inovadora usando um nome já tão conhecido.
5. RD Summit
Considerado o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e idealizado pela empresa Resultados Digitais, o RD Summit é um evento que acontece anualmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina e apontada como a Ilha do Silício.
Sua primeira edição aconteceu em 2013, com 300 participantes, mas ganhou relevância em cada realização. Hoje é classificado como um dos principais eventos do setor no âmbito nacional. Quatro edições depois, esse número cresceu 250%, contando com a participação de mais de 8 mil profissionais em 2017.
A proposta do evento é uma imersão completa nas áreas de marketing, marketing digital e vendas. Seus grandes diferenciais são os conteúdos compartilhados por profissionais que ocupam grandes cargos em empresas mundiais como Google, Netflix, RD Station, Endeavor e Trello. Além disso, cerca de 70% dos profissionais que marcam presença no RD Summit são tomadores de decisão, tornando o aprendizado e a prática de networking muito valiosos.
Também se destaca a dinâmica do evento: a programação das palestras é bem delimitada e separada em temas; os happy hours e as festas auxiliam na formação de conexões de maneira espontânea e descontraída; as feiras permitem a realização de negócios e o encontro de novas soluções para todos os tipos de empreendimentos; e a feira gastronômica equipada com dezenas de food trucks é planejada para agradar todos os gostos.
6. ABAV — Expo Internacional de Turismo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é considerada a mais importante feira de turismo do Brasil e uma das maiores feiras do setor da América Latina. O tradicional evento, já em sua 46ª edição em 2018, possui caráter profissionalizante, além de englobar empresas de renome da área, sendo um importante canal de relacionamento e de informações significantes.
Em 2016 e 2017, sob a presidência de Edmar Bull, também presidente e fundador da Copastur, as edições da ABAV Expo contaram com diversas novidades, o que incentivou a participação de mais de 25 mil profissionais de turismo em sua última edição. A inovação foi vista principalmente na preocupação em tornar o evento mais moderno e tecnológico, garantindo uma experiência holística e mantendo o público qualificado para a formação de novos negócios.
Para isso, em 2017 foi construída uma área exclusiva para o segmento de luxo na ABAV Expo, com a exposição de produtos diferenciados. Edmar Bull explica a importância de arquitetar uma área específica para esse setor dentro da feira: “Hoje você consegue comprar o aéreo, o hotel e alugar um carro com facilidade. Mas para atender o passageiro de luxo e suas necessidades é preciso ter capacitação e conhecer o fornecedor”, afirma o presidente.
Em 2016, foi realizado um Hackaton Viagens, incentivando a criação de soluções preparadas para atender o mercado de turismo e viagens. Foram mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas reunidos e 8 projetos desenvolvidos no espaço da feira, demonstrando a importância do uso da tecnologia e agregando novas ideias e soluções ao setor.
7. Savassi Festival
O Café com Letras é um bistrô renomado em Belo Horizonte. Além do ambiente aconchegante e da gastronomia de primeira, o espaço também é uma referência cultural, abrigando uma livraria e abrindo espaço para shows — especialmente de jazz.
Procurando ampliar o alcance da marca e em parceria com uma instituição especializada em pensar o ambiente urbano, o Instituto Cidades Criativas, os donos do empreendimento passaram a produzir e divulgar o Savassi Festival, que começou na rua do Café com Letras, em 2003.
A ideia era atrair novos clientes, fortalecer a marca e ampliar a ideia de uma empresa que ajuda no desenvolvimento cultural da cidade. A iniciativa deu tão certo que hoje, quase 13 anos depois, o evento de jazz anual é considerado o maior a céu aberto da América do Sul e já teve edições até em Nova York.
8. NRF Big Show
Esse evento é organizado pela National Retail Federation, uma organização que engloba diversas empresas varejistas do mercado americano. Durante o NRF Big Show, são envolvidos mais de 30 mil profissionais da área varejista online e offline, em uma maratona de 4 dias que incluem palestras, shows e apresentações de novos produtos e soluções para o mercado.
Sua importância é tão grande que existem pacotes turísticos vendidos em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) para quem deseja ir a Nova York apenas para participar do evento.
9. Grande Prêmio de Mônaco
O mais tradicional e glamoroso evento de Fórmula 1 do mundo é o Grande Prêmio de Mônaco, que acontece em um circuito de rua em Monte Carlo, na cidade-estado de Mônaco, na França. Grandes nomes do esporte se reúnem para essa ocasião, ainda comparecendo políticos e celebridades, além da família real de Mônaco.
O automobilista a dar a volta mais rápida no local, repleto de curvas acentuadas e perigosas, foi Michael Schumacher. A lição deixada pela organização do GP é o cuidado com o espaço onde acontece o evento. Todo o microestado colabora para criar a sensação de cenário de filme, com seus cassinos, iates e, claro, o Palácio do Príncipe.
10. Campus Party
É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.
A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.
O evento é tão prestigiado que é comum que empresas e startups promovam viagens de incentivo para que seus funcionários possam comparecer. Assim, além de se divertirem, eles também serão capazes de aumentar seu conhecimento sobre as tendências do mercado, ampliar o networking e ainda conhecer as tecnologias que vão modificar a forma de fazer negócios digitais nos próximos anos.
11. BlueHack
Não podemos deixar de falar do BlueHack, o maior hackathon da América Latina, que leva o nome de uma gigante da computação: a IBM. Um hackathon é um evento corporativo que reúne profissionais da informática que, durante um período, unem esforços para encontrar soluções ou criar produtos inovadores. Em alguns casos, essa maratona de hackers é competitiva, premiando os melhores resultados.
Esses eventos criativos fazem muito mais que fortalecer o nome da empresa, gerando engajamento real do público, atraindo talentos para o raio de captação dos empreendedores e ainda ajudando a testar ou desenvolver os próprios produtos da realizadora.
No caso da IBM, os participantes tinham que usar uma suíte de APIs da empresa e, ainda, desenvolver ideias de melhorias para o software de inteligência artificial que está em desenvolvimento pela organização.
Deu para perceber que criar eventos criativos pode ser uma ação estratégica para seu negócio, trazendo resultados reais para a lucratividade da empresa, certo? Mas, na prática, organizar esse tipo de ação exige tempo, recursos e um bom conhecimento da área para que não haja desperdício de dinheiro com custos excessivos.
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