Turismo com Propósito foi o tema que guiou a 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, evento que reforçou a centralidade da hospitalidade humana no desenvolvimento do setor, que ocorreu na última segunda-feira (01), no WTC Events Center, em São Paulo, com a presença de autoridades e representantes do trade, como Rafaele Cecere, Fernando Guinato, Herculano Passos, Carlos Bernardo e Rodoldo de Lucena.
Ao abrir a programação, o presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, destacou que “turismo com propósito é focar na hospitalidade humana” e apresentou dados que evidenciam a força econômica da atividade: em 2025, o setor de turismo, viagens e eventos movimentou R$ 340 bilhões, equivalente a 9,7% do PIB paulista e 34% do faturamento turístico nacional. Já o secretário de Turismo ressaltou o impacto do Creditur, que concedeu mais de R$ 2,8 bilhões em créditos, beneficiando 76 cidades e mais de 1,7 mil empresários.
Sando ressaltou, ainda, que o Brasil vai fechar o ano com um total de nove milhões de turistas estrangeiros, dos quais 2,2 milhões visitaram São Paulo, “o maior número até hoje”. Só nos primeiros seis meses de 2025, o turismo internacional movimentou R$ 23 bilhões. Para o presidente executivo do VSPCB, o “propósito do turismo é movimentar a economia local dos destinos que, por sua vez, movimentam uma cadeia produtiva gigante, garantindo milhões de empregos e renda para as cidades”.
Toni afirma também que “E mesmo com a revolução digital, a chegada da IA e a automação”, disse Sando, “o turismo será cada vez mais humano. A operação e a logística serão rapidamente assumidas pela robotização, mas a hospitalidade é inerentemente humana. O futuro do turismo está em aprofundarmos a hospitalidade”. Para ele, “enquanto o propósito do turismo é movimentar pessoas, negócios, conhecimento e a economia, o turismo com propósito é focar na hospitalidade humana. O poder público entra com a infraestrutura, incentivos e o ordenamento; a iniciativa privada entra com investimentos, gente e a operação; e as entidades de destino entram com a promoção, captação de eventos, qualificação e mobilização de toda a cadeia produtiva de turismo, viagens e eventos”.
Benefício SP e demais novidades
Sando também anunciou o lançamento do Pamesp – Painel de Monitoramento de Eventos do Estado de São Paulo e da plataforma Benefício SP, especialmente concebida para divulgar descontos, pacotes e vantagens em seus serviços de seus mais de 500 associados, que serão iniciados pelas ofertas para o Natal e Ano Novo. Aberto ao público, o novo site será uma alternativa para os visitantes da capital paulista conhecerem o que a cidade tem a oferecer em experiências e atrações. Quem quiser conhecer e aproveitar os benefícios oferecidos pelos associados da entidade só precisa informar nome e email para obter os vouchers.
Na abertura do evento, Sando e o prefeito de Itu, Herculano Passos, que representava a Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, assinaram a renovação da parceria entre ambas as entidades. O Visite São Paulo e a Prefeitura de Osasco também assinaram uma parceria de fomento do turismo no município.
Turismo em Alta
O turismo no Estado de São Paulo está crescendo em “visitantes, empregos, negócios, investimentos, experiências e produtos”, segundo o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Em setembro, 7,1 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Congonhas e, no mesmo mês, foram gerados, no setor, mais de 5,1 mil empregos. Em outubro, 215,5 mil turistas desembarcaram no Estado. No total, foram 64,2 milhões de embarques e desembarques nos primeiros nove meses do ano.
O secretário destacou ainda que, nesse ano, a pasta participou de 139 ações de promoção do destino. Já o Creditur, maior programa de crédito para o turismo, concedeu mais de R$ 2,8 bilhões em créditos para cerca de 1,8 mil operações e atendendo 76 municípios e mais de 1,7 mil empresários.
Na valorização da produção e gastronomia regionais, Lucena salientou os resultados do programa Sabor de SP, que envolve 306 municípios e 390 empreendimentos, realizou 20 festivais com 12 mil participantes. O Rotas do Vinho de SP inclui 86 vinícolas, 82% das quais reportaram alta no número de visitantes, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico e de 22% no faturamento. Durante o evento, foi apresentada a nova revista editada pelo publisher Agostinho Turbian - Economy & Travel -, que tem na capa o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Turismo de bem-estar
Esse foi o tema da palestra de Ana Livia Reis da Silva, coordenadora de Negócios Educacionais do SENAC São Paulo. Ela disse que a iniciativa começou com a necessidade de melhorar o turismo de bem-estar e saúde. “Construímos uma agenda de trabalho em parceria com a Aprecesp, o SENAC e apoio da Setur, o que resultou em um trabalho em todo Estado de São Paulo”.
Ana Livia destacou ainda que “a economia de bem-estar já é uma das maiores do mundo; o Brasil ocupa a 12ª colocação global e é e o primeiro na América Latina”. Segundo ela, a “ideia é que o viajante não só faça passeios, mas também consiga descansar, relaxar, retornar relaxado da viagem”.
O programa inclui alimentação, atividades físicas e bem-estar mental. O desafio do Senac foi “unir o turismólogo com profissionais de saúde, resultando no turismo de propósito. O viajante busca esses destinos para promover mudanças na vida, algo que passou a ser mais buscado pós pandemia”.
Faturamento do turismo em São Paulo cresce quase 12% entre janeiro e setembro desse ano, de acordo com a SPTuris
Fernanda Ascar, gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, destacou, em sua apresentação, alguns indicadores do turismo do Estado, entre os quais a alta de 25,9% no número de turistas nacional entre janeiro e outubro desse ano na comparação com 2024, que registrou um total de 35,7 milhões de visitantes. Já o crescimento no total de turistas internacionais, que foi de pouco mais de dois milhões no ano passado, é de 21,5% nos primeiros dez meses desse ano. O faturamento do turismo, que atingiu R$ 22,8 bilhões no ano passado, já registra aumento de 11,9% entre janeiro e setembro.
De acordo com Fernanda, para fazer o monitoramento, o Observatório leva em conta informações como o faturamento do setor, o ISS, a movimentação nos aeroportos e nos terminais rodoviários, o desempenho dos meios de hospedagem, o Índice Mensal de Atividade do Turismo e o fluxo de turistas.
ESG
Outro destaque da programação da 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi o Painel sobre ESG. A apresentação de Helio Brito Jr., da ESG Pulse, teve como foco a transformação do turismo pela lente do ESG. Ele anunciou o Programa de Destinos Sustentáveis do Brasil em parceria com a Embratur e a Unidestinos, que tem como objetivo certificar destinos com potencial turístico, elevando o padrão nacional frente aos players internacionais, uma vez que o Brasil ainda não aparece no ranking global.
Já Alexis Pagliarini, da ESG4, destacou que “ESG deixa de ser novidade e passa a ser incorporado aos negócios com mais naturalidade. Com a COP-30, chegou-se à conclusão que é hora de se praticar de verdade. Incorporar ESG na administração, em processo contínuo, aprovando o que se pode aplicar de verdade e aí comunicar de verdade, como é o case que desenvolvo no Sheraton”.
Fernando Beltrame, da Eccaplan, informou que “lançou a Carbon Fair, a primeira plataforma brasileira de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos. Com ela, é possível oferecer créditos aos pequenos produtores, o que se conecta com turismo de propósito”. Para mostrar a importância das COPs, Beltrame disse que “se elas não fossem realizadas, as temperaturas estariam dois graus acima da média”.
A importância do Voluntariado
Jussara Zimmermann, diretora da Assessoria de Humanização do Instituto de Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da USP, fez uma apresentação para mostrar a importância do Voluntariado na Saúde. Segundo ela, esses benefícios se revelam para a sociedade, porque fortalecem a cidadania e criam laços comunitários mais sólidos e resilientes. Também são significativos para os próprios voluntários, que desenvolvem empatia, aprimoram habilidades sociais e melhoram significativamente sua saúde mental e física.
Jussara destacou ainda que estudos científicos comprovam que ajudar ativa áreas cerebrais ligadas à felicidade e reduz drasticamente o estresse. E, por fim, disse que o futuro do Instituto prevê fortalecer parcerias por meio da ampliação de colaborações com a sociedade visando maximizar a excelência no atendimento; integrar novas tecnologias que conectem voluntários e melhores a experiência dos pacientes; e construir uma rede uma rede colaborativa que transforma vidas, inspira gerações e multiplica gestos de solidariedade. Além de convidar a todos para se tornarem voluntários do ICr, Jussara informou os canais de contato com o Instituto: site e email: humaniza.icr@hc.fm.usp.br.
IA e Negócios
O consultor de inovação Paolo Petrelli deu uma verdadeira aula sobre IA: Estratégia e Futuro Aplicados a Negócios Sem Complicação, e lembrou que “os líderes empresariais precisam buscar novas respostas, já que o jogo mudou”, destacando que “a inovação deixou de ser um diferencial para se tornar um pilar de sobrevivência!”
Sobre o uso de inteligência artificial, informou que, no ano passado, 54% dos brasileiros utilizaram ferramentas de IA contra 48% da média global; 51% planejam e reservam viagens com IA. E disse que não há necessidade “de as empresas criarem uma nova IA, pois são inúmeras as soluções disponíveis”.
Petrelli ressaltou que 73% das tarefas administrativas podem ser automatizadas com IA, dando como exemplos o Atendimento 24h pelo Whatsapp, que responde em cinco segundos; o marketing inteligente com criador de conteúdo; e a gestão eficiente.
A alma é o segredo do negócio
O ator e humorista Junior Q9 fez a última apresentação do evento. O tema escolhido foi “Rehumanizar para crescer”. Ele disse que “antes vivíamos uma época de mudanças e, agora pós-pandemia, vivemos uma mudança de época. Há um rehumanização das relações. Passamos tanto tempo tentando nos aperfeiçoar e esquecemos de ser gente. Se você não entende de gente, você não entende do negócio”.
Ele destacou ainda que “o turista quer experiência e, para tal, é necessário entender de gente, de relações humanas”. Segundo ele, a frase “o segredo é a alma do negócio não faz mais sentido. Atualmente, a alma é o segredo do negócio”.
Prêmio Professor Mario Beni
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur), o Instituto Mario Beni, a Skal Internacional São Paulo e a Skal Internacional Brasil aproveitaram a realização do 10º Expo Fórum Visite São Paulo para entregar o Prêmio Profº Mario Beni.
Os premiados foram: Mirian Rejowski (Acadêmica em Turismo e Eventos), Tadeu Cunha, (Inovação e Tecnologia em Turismo e Eventos), Bruno Wendling (Gestão Pública em Turismo e Eventos), Antonio Henrique Paula (Organização do 3º Setor em Turismo e Eventos), Paulo dos Santos Pires (Turismo ou evento sustentáveis e comunitários), Marisa Canton (Eventos), Alain Baldacci (Lazer e Entretenimento), Carlos Prado (Agência ou Operadora), Chieko Aoki (Hotelaria/Hospitalidade) e Saulo Jennings (Gastronomia).
O evento ainda contou com a reunião Conturesp e o Encontro com interlocutores e representantes de regiões turísticas para tratar o fortalecimento e diversificação da oferta turística e mapeamento de experiências.
Confira algumas imagens por Portal Eventos:

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