10ª Brazil Scrapbooking Show comprova a forte presença do scrapbooking no Brasil

A criatividade do brasileiro somada às técnicas do scrap e aos novos produtos mostraram que a arte em papel vai além de personalizar álbuns de fotos

Os quarenta expositores da 10ª Brazil Scrapbooking Show, realizada de 3 a 6 de setembro em São Paulo, mostraram o que há de mais novo em papeis, acessórios, ferramentas e outros insumos para fazer scrapbooking. Também ministraram cursos para iniciantes e para uma legião de seguidoras em busca de aperfeiçoar a técnica. Nessa décima edição, a Brazil Scrapbooking mostrou que o scrap brasileiro não está nada atrás dos Estados Unidos, berço da arte em papel. Ao contrário, a criatividade dos brasileiros surpreendeu até as professoras norte-americanas, Carifennel e Sharon Lakkonen, da Prima Marketing, que ministraram aulas no estande da Scrap Sampa, com salas lotadas durante todos os dias de feira.

“Apesar de ser uma técnica bem específica do artesanato, já que o universo das artes manuais é composto por milhares de outras técnicas como pintura, bordado, patchwork, percebemos que os fãs do scrap aumentam a cada ano” diz Rita Mazzoti, diretora da WR São Paulo, organizadora da 10ª Brazil Scrapbooking Show. Segundo ela, o papel é muito fácil de achar, é um insumo acessível e como e desde crianças registramos nossas lembranças em papel, já há uma certa familiaridade com a técnica. “Isso acaba inspirando as pessoas a virem à feira procurar as novidades da área e fazer com ainda mais capricho as peças de scrapbooking”, conta. Rita, que conheceu o scrapbooking em 2004, em uma feira no EUA, e desde 2005 promove a Brazil Scrapbooking Show. “As técnicas e a criatividade evoluíram e, além de páginas de álbuns com fotos e outras lembranças, hoje se faz convites, lembranças de aniversário, caixas, porta retratos e outras inúmeras peças”. Além disso, segundo Rita, vários elementos foram agregados ao papel. “Temos adesivos, carimbos, tecido, fitas, botões etc”.

Outro sucesso da 10ª Brazil Scrapbooking Show foi a exposição Fashion & Style in Papel, obra do mestre da escultura em papel Vlady, em parceria com Helena Keiko. Os visitantes tiveram a surpresa de encontrar, logo na entrada da feira, 15 quadros, cada um representando um estilo mas todos feitos completamente em papel, além de um vestido em tamanho real, com 1523 flores, que surpreendeu o público por sua riqueza de detalhes.

A 10ª Brazil Scrapbooking Show recebeu um público de aproximadamente 5.000 pessoas. Entre elas, a dentista Rosangela Torres e sua amiga, Regina Artigiane, professora de educação infantil. As duas saíram da feira cheias de sacolas com papeis e acessórios para complementar suas criações. “Para nós o scrap é um hobby. Às vezes começamos a fazer um presente para uma tia ou sobrinha, mas fica tão bonito que desistimos de dar”, contam. Já a aposentada Antonia Felite, contou que já estava em sua terceira edição de Brazil Scrapbooking. “Gosto dos cursos. Aprendo muitos truques e depois aplico nas embalagens dos presentes de natal. Ou, às vezes, o próprio presente é uma peça em scrapbooking que eu mesma fiz”, disse Antonia.

A décima primeira edição já tem data para acontecer: será em setembro de 2013.

Mais informações: http://www.brazilscrapbookingshow.com.br/

WR São Paulo - especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, fundada e sediada há mais de dezoito anos na cidade de São Paulo. Entre os diversos eventos que promove estão as feiras Mega Artesanal, Brazil Patchwork Show, Brasil Certificado, Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro, Artes nas Gerais, Brazil Scrapbooking Show e vários congressos internacionais do setor de base florestal. Os projetos mais recentes da empresa são a WR Consciente, a Associação Latino Americana para o Fomento do Artesanato e a Escola Livre de Artes e Ofícios. www.wrsaopaulo.com.br

Fonte: Rosa Arrais Comunicação