WTTC celebrará sua Cúpula Global em Arabia Saudita

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo, WTTC, anunciou que sua 22ª Cúpula Global terá lugar em Riad, Arábia Saudita, entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2022.

WTTC

Desta maneira, o WTTC em colaboração com o Ministério de Turismo de Arábia Saudita, reunirá aos líderes da indústria e a representantes governamentais chave, com a finalidade de coordenar esforços para fortalecer ao setor turístico global.

Cabe destacar que, segundo o último Relatório de Impacto Econômico (EIR) do WTTC, o setor de Viagens e Turismo na Arábia Saudita crescerá a uma média anual de 11% durante a próxima década, e será o a mais rápido crescimento no Meio Oriente.

Ademais, esta cifra representa mais de seis vezes a taxa de crescimento de 1.8% da economia geral do país. Por outra parte, para 2032, a contribuição do setor de viagens e turismo ao PIB desse país poderia atingir quase 169.3 bilhões de dólares, o que representa mais de 17% da economia total.

O prognóstico também revela que o emprego em viagens e turismo poderia se duplicar nos próximos 10 anos, criando mais de 1.4 milhões de empregos, para atingir quase os três milhões de empregados no setor para 2032.

Por outra parte, espera-se que para 2023, a contribuição do setor turístico da Arábia Saudita à economia nacional supere os níveis prévios à pandemia, com um aumento de 2% em comparação a 2019, para atingir quase os 79.3 bilhões de dólares.

O emprego no setor também poderia superar os níveis de 2019 em 14.1%, criando mais de 223.000 novos postos de trabalho para atingir, no final do próximo ano, a cifra de 1.8 milhões.

Ademais, para finais deste ano, espera-se que a contribuição do setor ao PIB cresça um 15.2%, isto é, quase 59.4 bilhões de dólares, com o que o setor representaria 7.2% do PIB econômico total, enquanto o emprego crescerá mais de 16%, com mais de 1.5 milhões de empregos.

Julia Simpson, presidenta e CEO do WTTC, reconheceu o trabalho liderado por Ahmed Al-Khateeb, ministro de Turismo de Arábia Saudita, que tem impulsionado o crescimento do setor com investimentos sem precedentes e novos enfoques para o desenvolvimento do turismo.

Mesmo assim, assegurou que “o governo de Arábia Saudita apoia fortemente o setor de viagens e turismo, que é uma força impulsora de sua economia, para atingir os objetivos estabelecidos em seu plano Visão 2030. Orgulha-me anunciar ao Reino de Arábia Saudita como o próximo anfitrião de nossa Cimeira Global, onde poderemos continuar nossos esforços para mostrar a importância do setor turístico e olhar para o futuro das viagens”, comentou Simpson.

Em passadas edições a Cúpula teve lugar em cidades como Beijing, As Vegas, Tokio, Abu Dhabi, Madri, Bangkok, Buenos Aires, Sevilla, Cancún e Filipinas.