Viaja Mais Melhor Idade vendeu 200 mil pacotes em 2008

O Programa Viaja Mais Melhor Idade vendeu, ao longo de 2008, quatro vezes mais do que sua ambiciosa meta: foram 200 mil pacotes comercializados para um público que, dois anos atrás, não encontrava no mercado nenhum produto desenhado para ele. Entenda-se este número como a soma de pacotes formatados para o VMMI e outros tantos vendidos para este público, que foi à agência motivado pelo programa.

“As 21 operadoras cadastradas chegaram a ofertar 800 diferentes pacotes”, diz o coordenador do programa, Enzo Arns. As viagens tinham 12 cidades de partida para 36 destinos. Os destinos mais vendidos foram Fortaleza (CE) e Recife (PE). Destinos com estâncias hidrominerais, como Caldas Novas (GO) e Termas do Gravatal (SC), também se destacaram. Entre os destinos de inverno, a Serra Gaúcha (RS) continua sendo a mais procurada.

Na primeira fase do programa, lançado em agosto de 2007, foram vendidos nove mil pacotes, com saídas de São Paulo e Distrito Federal para 12 destinos. O número de operadores parceiros do programa, neste período, passou de 13 para 21 e de agentes de viagem treinados e credenciados subiu de 890 para 2.500.

Para 2009, o desafio, segundo Arns, é oferecer um produto cada vez mais diferenciado e competitivo. Está sendo feita uma renegociação com fornecedores que trabalham com as operadoras parceiras. O objetivo é obter serviços cada vez mais adequados ao público da Melhor Idade com a melhor tarifa possível.

“Buscamos também negociar com os hotéis para que eles possam, sem custo adicional, oferecer atividades específicas para este público. É um ganho para todos”, diz o coordenador. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa com o cliente para identificar as qualidades e os ajustes que são necessários no programa. Para tanto, também ocorrerão avaliações de atendimento das agências, das viagens e do atendimento em geral.

Até fevereiro também deverão ser definidos os destinos trabalhados em 2009. Ainda no primeiro semestre os pacotes poderão ser adquiridos on line, no site do Vai Brasil, que está em processo de elaboração.

O Viaja Mais Melhor Idade é desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), como parceiro operacional, a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) e conta com o apoio da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Órgãos Estaduais de Turismo das Unidades da Federação, Projeto Vai Brasil, Sebrae e Sesc. (VB)