UFI Global Barometer indica recuperação acelerada com dois terços dos mercados

A UFI, associação global da indústria de exposições, lançou a última (28ª) edição de sua principal pesquisa, o Barômetro Global, projetada para acompanhar o pulso da indústria. Os resultados destacam o ritmo acelerado da recuperação do setor em 2022 após o impacto contínuo do Covid-19 ao longo de 2021. Há uma forte crença de que o setor, impulsionado principalmente por exposições físicas e eventos de negócios, se recuperará rapidamente.

UFI Global Barometer indica recuperação acelerada com dois terços dos mercados “operando em níveis normais no segundo trimestre”

A UFI, associação global da indústria de exposições, lançou a última (28ª) edição de sua principal pesquisa, o Barômetro Global, projetada para acompanhar o pulso da indústria. Os resultados destacam o ritmo acelerado da recuperação do setor em 2022 após o impacto contínuo do Covid-19 ao longo de 2021. Há uma forte crença de que o setor, impulsionado principalmente por exposições físicas e eventos de negócios, se recuperará rapidamente.

Em termos de operações, a proporção de empresas que declaram 'atividade normal' aumentou de menos de duas em dez, em julho de 2021, para cerca de quatro em dez, entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. E isso deve aumentar para cerca de seis em dez empresas que esperam níveis normais de atividade a partir de março de 2022. Posteriormente, a proporção de empresas que esperam 'sem atividade' caiu de 34% para 16% durante o segundo semestre de 2021, e apenas 4-5% das empresas não esperam atividade a partir de março de 2022.

Os resultados variam dependendo da localização e são principalmente impulsionados por 'datas de reabertura' confirmadas ou esperadas para exposições.

Quando perguntados sobre quais elementos ajudariam mais no retorno das exposições, sete em cada dez empresas selecionaram “Remoção das restrições atuais de viagem”, enquanto cinco em cada dez selecionaram “Prontidão das empresas expositoras e visitantes para participar novamente”, “Visibilidade de médio prazo em termos de políticas públicas, incluindo restrições de viagens” e “Levantamento das atuais políticas públicas que se aplicam localmente às exposições”.

Globalmente, 53% das empresas não receberam apoio financeiro público e, para a maioria das que o fizeram, o apoio público financeiro representou menos de 10% dos seus custos globais.

Em linha com os resultados da edição anterior do Barômetro, divulgado no verão de 2021, “Impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios” continua a ser a questão empresarial mais premente – embora tenha caído para 19% dos inquiridos, de 29%, seis meses atrás. Houve também uma mudança na segunda e terceira questões mais prementes, com “Desafios de gestão interna” (19% dos inquiridos, em comparação com 9%, há seis meses) e “Impacto da digitalização” (16%, em comparação com 10%, seis meses atrás) formando os três primeiros. “Concorrência com outros meios de comunicação” é agora o quarto tema mais premente (14%, contra 5%, há seis meses) enquanto “Estado da economia no mercado doméstico” cai para o quinto lugar (12%), de segundo mais questão premente há apenas seis meses (19% dos entrevistados).

Os três componentes de “Desafios de gestão interna” estão quase igualmente representados nas respostas: “Recursos humanos” (56% dos entrevistados), “Ajustes do modelo de negócios” (54%) e “Finanças” (48%).

Em relação aos futuros formatos de exposição, os resultados globais indicam que 80% dos entrevistados (acima de 78%, há seis meses, e 64%, há 12 meses) concordam que “o Covid-19 confirma o valor dos eventos presenciais”, e antecipar que o setor se recuperará rapidamente (com 38% afirmando “Sim, com certeza” e 42% afirmando “Muito provavelmente”). Enquanto isso, 13% dos entrevistados estão inseguros, com o restante mais pessimista.

O sol finalmente está nascendo no final de uma longa e sombria pandemia”, diz Kai Hattendorf, diretor administrativo e CEO da UFI. “As perspectivas para 2022 são mais brilhantes e continuam a melhorar rapidamente. À medida que o setor se recupera, os principais problemas que as empresas enfrentam agora são questões de gerenciamento interno e o impacto da digitalização. Como o valor dos eventos físicos é constantemente reforçado, estamos no caminho certo para atingir níveis de atividade pré-pandemia”.

Tamanho e escopo

Esta última edição da pesquisa semestral do setor da UFI foi concluída em janeiro de 2022 e inclui dados de 401 empresas em 53 países e regiões.

O estudo também inclui perspectivas e análises para 24 países e regiões focais – Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Cingapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA – bem como mais cinco zonas regionais agregadas.

Operações – reabertura de exposições

Os resultados detalhados indicam que:

• Na América do Norte, a proporção de empresas que declaram um nível normal de atividade está crescendo de forma constante, de menos de uma em dez, em julho de 2021, para pelo menos seis em dez, a partir de fevereiro de 2022

• Em vários mercados importantes da América Central e do Sul, a maioria das empresas registrou níveis normais de atividade entre setembro e novembro de 2021, e mais de oito em cada dez esperam níveis normais de atividade a partir de fevereiro de 2022.

• Na Europa, a maioria das empresas viu níveis normais de atividade entre outubro e novembro de 2021 e espera o mesmo a partir de março de 2022. No entanto, o cenário muda em diferentes países, com, por exemplo, a maioria das empresas vendo atividade normal em um período maior na Rússia, Espanha e, em certa medida, na Turquia, enquanto na Alemanha isso não é esperado até maio de 2022.

• A situação também é muito diferente entre os países da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, onde o Japão e os Emirados Árabes Unidos parecem ter sido menos atingidos do que outros países durante o segundo semestre de 2021, e apenas Austrália, Índia e Malásia também esperam retornar aos níveis normais de atividade durante o primeiro semestre de 2022.

Volume de negócios, lucros e apoio financeiro

Globalmente, e em média, as empresas viram um faturamento em 2021 de apenas 41% dos níveis de 2019, e projetam que isso aumentará para 71%, da mesma linha de base, em 2022. Ainda assim, muitos países estão com desempenho bem acima da média, incluindo:

• Para receitas de 2021, França (62% dos níveis de 2019), Rússia (61%), China (60%), Japão (55%), Coreia do Sul (54%), Emirados Árabes Unidos (53%) e Espanha (50%)

• Para receitas projetadas para 2022, EUA (84% dos níveis de 2019), Brasil e França (79%), Espanha (78%), Colômbia, China e Japão (77%) e Tailândia e Reino Unido (76%).

Em termos de lucro operacional para 2021, 27% das empresas em todo o mundo relataram prejuízo e 26% relataram uma redução de mais de 50% em relação aos níveis de 2019. Todas as regiões incluem países com uma proporção acima da média de empresas que declararam prejuízo em 2021:

• México (33% das empresas) na América do Norte

• Argentina (50%), Brasil (44%), Chile (38%) e Colômbia (42%) na América Central e do Sul

• Alemanha (44%) na Europa

• África do Sul (36%) no Oriente Médio e África

• Austrália (30%), Índia (29%), Malásia (38%), Cingapura (40%) e Tailândia (38%) na Ásia-Pacífico.

Em termos de proporção de empresas que não receberam apoio financeiro público, a Ásia-Pacífico corresponde à média global de 53%. Na Europa, essa proporção é inferior à média global (33%), mas é maior no Oriente Médio e África (78%), América do Norte (73%) e América Central e do Sul (68%).

Principais problemas de negócios

Desafios de gestão interna” representam a principal questão de negócios na Austrália, Argentina e México (22% dos entrevistados), Espanha (21%), Colômbia (20%), Tailândia (19%) e África do Sul (18%).

Na Alemanha, “Impacto da digitalização” é combinado com “Impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios” como a questão mais premente (20% dos entrevistados).

A imagem é diferente dependendo do tipo de atividade dos entrevistados. Para organizadores e locais, “Impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios” é a principal questão (20% e 19% dos entrevistados, respectivamente), seguido de perto por “Desafios de gestão interna” (18% para ambas as categorias) e “Impacto da digitalização” (17% e 14%).

Os prestadores de serviços, no entanto, classificam “Desafios de gestão interna” (21% dos entrevistados) à frente de “Impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios”, “Impacto da digitalização” e “Concorrência com outras mídias” (16% dos entrevistados para cada).

Formatos de exposições futuras

Além dos 80% de empresas que estão confiantes de que “Covid-19 confirma o valor dos eventos presenciais”:

44% (em comparação com 46%, seis meses atrás, e 63%, 12 meses atrás) acreditam que haverá “Menos exposições 'físicas' internacionais e, em geral, menos participantes” (com 6% afirmando “Sim, com certeza” e 38% afirmando “Provavelmente”), enquanto 30% não têm certeza.

73% (em comparação com 76%, seis meses atrás, e 80%, 12 meses atrás) acreditam que há “um impulso para eventos híbridos, mais elementos digitais em eventos” (com 24% afirmando “Sim, com certeza” e 49% afirmando “Muito provavelmente”), enquanto 15% não têm certeza.

10% (em comparação com 11%, seis meses atrás, e 14%, 12 meses atrás) concordam que “Eventos virtuais estão substituindo eventos físicos” (com 2% afirmando “Sim, com certeza” e 9% afirmando “Provavelmente”) , enquanto 18% não têm certeza e 54% afirmam “Definitivamente não”.

Os resultados não mostram diferenças significativas entre as diferentes regiões.

Mudanças climáticas e eventos de carbono zero líquido

No contexto da recém-lançada iniciativa Net Zero Carbon Events”, o Barômetro pesquisou a percepção e o engajamento da indústria nesta questão. Os resultados globais indicam que:

66% dos entrevistados estão confiantes de que “Esta iniciativa é de fundamental relevância para garantir o futuro da indústria”, apenas algumas semanas após seu lançamento

91% das empresas concordam que “É importante que a indústria de eventos trabalhe em conjunto para reduzir o impacto ambiental dos componentes que controla (produção do evento

89% das empresas acreditam que “é importante que a indústria de eventos trabalhe com seus clientes (participantes) e demais stakeholders (destinos, transporte e hospedagem) para reduzir o impacto ambiental dos demais componentes atribuídos aos eventos”.

Em relação ao prazo para as empresas atingirem as emissões líquidas zero de gases de efeito estufa:

23% dos entrevistados têm certeza de que “minha empresa atingirá emissões líquidas zero de gases de efeito estufa antes de 2050”, enquanto 31% acreditam que esse é o caso “Provavelmente” e 33% não têm certeza.

69% dos entrevistados estão confiantes de que “Minha empresa alcançará emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050” (com 41% afirmando “Sim, com certeza” e 28% afirmando “Muito provavelmente”), enquanto 24% não têm certeza.

A 28ª Pesquisa do Barômetro Global, concluída em janeiro de 2022, fornece insights de 401 empresas, em 53 países e regiões. Foi realizado em colaboração com 21 associações membros da UFI. Os resultados completos podem ser baixados em www.ufi.org/research

A próxima pesquisa do Barômetro Global da UFI será realizada em junho de 2022.

Fonte: EXHIBITION WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.