Turistas invadem a cidade de Belo Horizonte durante BH Espera Você

Pra quem optou para aproveitar as férias de janeiro e fevereiro,na capital mineira, a cidade oferece um leque de atrações, como a 35ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, o Verão Arte Contemporânea e shows de bandas nacionais ou internacionais que agitam as casas noturnas. Podem-se destacar também diversos festivais gastronômicos, que reforçam a fama de capital dos bares ostentada pela cidade.

Tudo isso fez com que BH, conhecida pelo marasmo nas férias, se tornasse uma verdadeira efervescência, confirmando o bom desempenho da primeira edição da campanha BH Espera por Você, idealizada pelo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e a Belotur. O projeto foi lançado no dia 6 de janeiro, incentivando a permanência de belo-horizontinos e atraindo turistas ao município, por meio de atrações das entidades parceiras nos setores da gastronomia, turismo, compras, negócios e cultura. “Conseguimos, principalmente com gastronomia, cultura e compras, segurar na economia local o dinheiro que os belo-horizontinos gastariam fora. A ideia é que o projeto continue nas férias de julho e se estenda aos próximos anos”, afirma Roberto Noronha, presidente do BHC&VB.

Exemplo é o sucesso da 35ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que vendeu quase 220 mil ingressos no período de 5 de janeiro a 8 de fevereiro – o equivalente a 43 mil ingressos por semana. Até o fim da campanha, no dia 8 de março, serão 38 teatros envolvidos, 116 espetáculos (75 adultos, 33 infantis, 8 danças) e 52 montagens inéditas.

Além de variadas opções de dança e teatro, belo-horizontinos e turistas puderam se deliciar com shows de bandas nacionais e internacionais. Artistas estrangeiros como a cantora canadense Alanis Morissette, que se apresentou no último dia 5 para 5 mil pessoas, no Chrevrolet Hall, e os sucessos de público das apresentações da banda cubana Orishas e a recém-formada Little Joy, no Music Hall, comprovam o potencial de BH para o circuito de shows. E teve mais: os apaixonados pela boa música brasileira puderam curtir apresentações de Roberta Sá, Grupo Moinho, Alceu Valença e outros. E o agito não vai parar por aí. O Carnaval Samba Belô este ano tem uma super programação de folia, com desfile de escolas de samba, blocos caricatos e Carnaviola.

A rica culinária mineira também recebeu a devida atenção nas férias, principalmente com a novidade da Abrasel MG, o BH Sabor e Arte, primeiro festival de alta gastronomia de Minas Gerais. De 28 de janeiro a 8 de fevereiro, os participantes puderam apreciar 10 menus degustação exclusivos, preparados pelos chefs dos restaurantes: A Favorita, Aurora, D’istinto Restaurante, Hermengarda, O Dádiva, Patuscada, Restaurante Feliz, Splendido, The Art From Mars e Vecchio Sogno Ristorante. “O festival foi um sucesso e já estamos de olho na segunda edição, prevista para janeiro de 2010”, declara Paulo Nonaka, presidente da Abrasel MG.

E a famosa butegastronomia de Belo Horizonte não ficou de fora do projeto. O Circuito Comida di Buteco- BH Espera por Você movimenta o setor com descontos de 20% nos petiscos que participam do concurso, em 62 bares filiados, até o final de fevereiro.

Serviço
www.bhesperaporvoce.com.br

(JA)