Turistas de negócios aquecem economia de Curitiba

"Curitiba é um dos destinos mais preparados para captar eventos internacionais". A afirmação foi feita  no último dia de 3 de julho, pelo diretor de turismo de negócios e eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, durante a apresentação da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais, realizado no Brasil. O evento foi organizado pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Os dados apresentados por Pedroso mostram que o gasto médio do turista de negócios em Curitiba é de 288,77 dólares por dia, valor bastante superior à média nacional, de 165,14 dólares diários, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A pesquisa, feita pela Fundação Getúlio Vargas a pedido da Embratur, vai coletar informações de 42 eventos em 11 cidades até o fim de 2008, entre elas Curitiba. O evento pesquisado na cidade foi a Reunión de Dermatólogos Latinoamericanos (RADLA), que foi captado pelo Curitiba CVB. Em quatro dias de evento, o impacto direto dos gastos dos participantes foi de mais 1,9 milhão de dólares. Deste valor, a maior parte se concentra em gastos com hospedagem (40,15%), seguido por compras e presentes (26,20%) e alimentos e bebidas (13,59%).

Segundo ele, os números mostram que Curitiba já possui infra-estrutura para suprir essa demanda turística internacional. Ele também ressaltou os principais pontos positivos citados pelos turistas de outros países. "Constatamos que Curitiba possui um grande diferencial no que diz respeito à estrutura urbana e à receptividade da população", afirma.

O presidente do Curitiba CVB, Adonai Aires de Arruda, considerou os dados de grande importância para melhorar ainda mais a capacidade da cidade em receber esse tipo de evento. Ele também destacou a boa posição ocupada pela capital do Paraná no ranking ICCA (Internacional Congress & Convention Association) das cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. No ano passado, Curitiba ficou em 8º lugar, com três eventos realizados que se enquadraram nos critérios da entidade. "Este posicionamento mostra que estamos no caminho certo, procurando sempre oferecer a estrutura necessária para sediar eventos que gerem renda para a cidade", avaliou.

Curitiba Convention

Marcelo Pedroso destacou o papel que o Curitiba Convention Bureau desempenha para que a cidade possa ser sede desse tipo de evento. "Um evento internacional não pode ser uma aventura, é preciso profissionais qualificados e estrutura. Curitiba já possui um agente catalisador para suprir essa demanda, que é o Convention Bureau", explica. Para ele, o papel do Convention Bureau, além de captar eventos, é de atuar pela unidade dos serviços turísticos, dando apoio aos prestadores de serviço para que a cidade continue a oferecer uma estrutura diferenciada e completa.

O secretário municipal de turismo, Luiz de Carvalho, também ressaltou as ações do Curitiba CVB para o desenvolvimento do setor na cidade. "O Curitiba Convention & Visitors Bureau é a instituição que atua mais próxima ao Instituto Municipal de Turismo para estimular o setor", diz.

No ano passado, os eventos estimulados pelo Curitiba CVB trouxeram 372 mil visitantes à cidade, gerando um impacto estimado de 175 milhões de dólares na economia local. A diretora-executiva do Curitiba CVB, Juliana Almeida Vosnika, estima que os eventos captados e apoiados pela entidade nos primeiros meses de 2008 devem gerar 37 milhões de dólares.

(JA)