O Tropical Hotel Manaus, instalado no coração da Amazônia, está plantando uma árvore de mogno por mês. A atividade é realizada sempre na última sexta-feira (24) durante a comemoração dos aniversários dos funcionários, que ocorreram no período. A comemoração traz benefícios para a população e para o meio ambiente.
A prática de plantar uma árvore após a cerimônia de comemoração de aniversário começou a ser adotada no hotel, há seis meses. A próxima atividade de plantio está marcada para o dia 31.
Segundo o Gerente de Lazer e Entretenimento do Tropical Hotel, Luis Gomyde, a árvore escolhida para ser plantada é o mogno (Swientenia macrophylla)."É uma espécie em ameaça e, por isso, decidimos oficializá-la como a árvore desta atividade",comenta.
O plantio do mogno é a segunda parte das comemorações. Na primeira, os funcionários se reúnem para ouvir o pronunciamento do gerente geral Rodrigo Cunha, conhecer novos colegas de trabalho e cantar os parabéns aos aniversariantes, seguido de um coquetel especial. Logo após, os homenageados seguem para chamada Área Verde do hotel, que fica próxima à Praça dos Esportes, onde há um campo de futebol. No local, os funcionários recebem a orientação da bióloga do hotel, Dayse Campista, sobre como plantar uma árvore. Na palestra, a bióloga ressalta a importância da preservação do meio ambiente.
A extração clandestina do mogno é um importante fator de devastação da floresta amazônica. A planta tem alto valor comercial, mas tem corte proibido no Brasil. A peça de mogno é bastante usada na produção de móveis, pela facilidade com que é trabalhada, pela sua estabilidade e duração, além do aspecto castanho-avermelhado brilhante, que adquire depois de polida.
A idéia de plantar uma árvore a cada comemoração de aniversariante do mês surgiu durante a Semana do Meio Ambiente, no início de junho deste ano. O empreendimento também tem outros compromissos com o verde, como no caso do Zoológico do Tropical Manaus, onde cada grupo de visitantes é convidado pela bióloga a plantar árvores, por exemplo.
(JA)
Comentários