Trem do Pantanal é lançado na Abav

Está marcada para o dia 8 de maio de 2009 a viagem inaugural do Trem do Pantanal, que percorrerá o trecho entre as cidades de Campo Grande / Aquidauana / Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul. Mas, antes da estréia nos trilhos, o projeto será lançado dia 23 de outubro durante a Feira das Américas / ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que acontece  de 22 a 24 de outubro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O mais novo equipamento turístico do País será administrado pela Serra Verde Express, concessionária dos trens turísticos que operam na Serra do Mar do Paraná. A empresa integra o Grupo de Serviços Higi Serv, que ainda administra o primeiro trem de luxo do Brasil, o Great Brazil Express, lançado no ano passado.

O projeto de revitalização dos trilhos, linha e estações é uma parceria entre a ALL (América Latina Logística) concessionária de cargas,  e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, com a operação turística a cargo da Serra Verde Express. 

A expectativa dos investidores é que  as operações aconteçam sempre aos sábados e domingos, sendo no sábado  realizado o trajeto Campo Grande / Aquidauana / Miranda e, no domingo, o sentido inverso. Serão 220 quilômetros de extensão para a ida e a mesma distância para a volta,  com duração média da viagem de pouco mais de 7 horas, por dia.

O  sistema do Trem do Pantanal será composto por nove vagões, divididos em categorias  econômica, turística,   executiva, restaurante e bagageiro, com capacidade total para  aproximadamente 400 passageiros. Os pacotes serão comercializados pela BWT Operadora, empresa oficial dos trens do Paraná e que assume também essa responsabilidade. Os valores das passagens ainda requerem estudos para serem definidos.

Coletiva

O lançamento oficial da mais nova atração turística contará com uma coletiva de imprensa, agendada para as 17h do dia 23 de outubro e terá as participações do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; da secretária de Produção e Desenvolvimento Agrário e Turismo do Estado, Tereza Cristina Correa da Costa Dias; da diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, além do presidente e do diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda e Adonai Arruda Filho, respectivamente.

Mato Grosso do Sul

O estande do Mato Grosso do Sul terá decoração baseada no Trem do Pantanal. Além de degustação de pratos típicos como chipa (bolo feito de queijo), caldo de piranha (peixe típico da região pantaneira) e paçoca de carne seca, réplicas de um vagão e uma plataforma darão toque realista ao cenário. O coquetel de lançamento marcado para acontecer após a coletiva, no  próprio estande, contará com as presenças do governador, executivos do projeto, dos compositores da música “Trem do Pantanal”, Geraldo Roca e Paulinho Simões, e dos cantores Gabriel e Almir Sater.(VB)