A TAM Linhas Aéreas dará início no próximo sábado (15/6) ao serviço de check-in pelo celular em voos que saem de Miami, Nova York e Orlando, nos Estados Unidos, para destinos no Brasil. A opção já estava disponível para todos os voos domésticos da companhia, operados entre 42 aeroportos brasileiros, e para destinos internacionais da TAM na América Latina e na Europa em voos com saídas de São Paulo.
Com a novidade, a TAM passa a oferecer o check-in pelo celular para quase todos os destinos internacionais em que opera, com exceção dos voos que saem do Brasil para os Estados Unidos. Além de conferir mais agilidade ao embarque e oferecer mais comodidade ao passageiro, o serviço é uma alternativa sustentável, pois dispensa a impressão do cartão de embarque.
Como funciona o check-in pelo celular
O check-in pelo celular é um serviço oferecido a partir de dispositivos móveis conectados à internet. Após realizar o seu check-in no site da TAM (www.tam.com.br), o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico que pode ser acessado em seu celular ou tablet. Este cartão eletrônico contém um código de barras bidimensional (2D) que deve ser apresentado na entrada da sala de embarque, diretamente na tela.
O cliente pode realizar esse tipo de check-in entre 72 e 2 horas antes da decolagem do voo, e só terá de se dirigir ao balcão da empresa caso tenha bagagem para despachar. Para permitir o serviço em voos ao exterior, a TAM já está oferecendo posições exclusivas para o despacho de bagagens em seu balcão de atendimento dedicado a voos internacionais, no aeroporto de São Paulo/ Guarulhos. O procedimento em voos dos Estados Unidos para o Brasil poderá ser feito entre 24 e 2 horas antes da decolagem.
A opção também permite marcar ou alterar o assento, inserir o número do cartão TAM Fidelidade e realizar o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todos estejam no mesmo código de reserva.
Pioneira no Brasil
A TAM começou a oferecer o check-in pelo celular em 2010, com um projeto-piloto na América do Sul e concentrado nos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Após esta primeira fase de testes, a companhia seguiu ampliando gradativamente a abrangência do serviço. Em agosto de 2012, ele passou a estar disponível de forma exclusiva em todos os 42 destinos da empresa no Brasil.
Desde fevereiro deste ano, os passageiros da companhia também podem organizar os seus cartões eletrônicos de embarque no Passbook, um aplicativo para iPhone e iPod Touch. A TAM foi a primeira companhia aérea no Brasil a oferecer essa possibilidade, que está disponível para usuários do sistema operacional iOS 6. Para utilizá-lo em voos da empresa, basta que o cliente grave o seu cartão de embarque eletrônico diretamente no aplicativo, que armazena todas as informações e dispensa a Internet na hora de acessá-lo.
TAM
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 38,4% no último mês de abril. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,7% do mercado em abril. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 316 aviões.
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