Sul do Brasil é mercado de interesse da Região do Vêneto

O destino é o primeiro da Europa a estar por mais de três vezes sucessivas no Festuris, comprovando a importância do sul do Brasil para o Vêneto.
Ministro do Turismo do Vêneto, Marino Finozzi



O ministro do Turismo da região, Marino Finozzi, esteve no Festuris para divulgar os principais atrativos e ações do Vêneto para o próximo ano. Entre as novidades, o destino irá promover o programa Love Me, que destaca as províncias da região como opções para os brasileiros realizarem a cerimônia de casamento. "Este setor tem sido responsável por aquecer o turismo na Itália, gerando uma receita total de 315 milhões de euros", revela Finozzi. 

Localizada no nordeste da Itália, a região é considerada um dos principais destino da Europa. São cerca de 15 milhões de visitantes por ano e a expectativa é que até 2020 esse número atinja a marca dos 20 milhões. Do total de visitas já registradas no Vêneto, os brasileiros representam 7% dos viajantes, ou 378 mil turistas. Somente no primeiro semestre de 2013, o Vêneto registrou 83 mil chegadas de turistas provenientes do Brasil. 
























O crescimento econômico do país e os laços históricos entre as duas nações são considerados determinantes nesse quadro. "O Brasil tem uma forte demanda por bens de consumo e turismo, o que o torna um dos principais fornecedores de turistas interessados em conhecer o Vêneto. Além disso, a comunidade veneziana no Brasil conta com aproximadamente 7 milhões de pessoas e muitos deles desejam visitar a terra natal de seus pais", explica o ministro. 

Em apenas três anos, de 2009 para 2012, a região italiana registrou um avanço com relação à colocação dos brasileiros no quadro geral de nacionalidades que mais visitam o destino. "Em 2009, o Brasil ocupava a 19ª posição, com 92.655 visitas. Já em 2012, notamos um progresso importante, quando os brasileiros passaram a ser a 14ª nacionalidade com maior presença no Vêneto, com 187.509 visitas", avalia Finozzi.

De acordo com Finozzi, o intercâmbio do Vêneto com o sul do Brasil é importante para o turismo dos dois destinos, fato que explica a presença no Festuris. "Decidimos ampliar o nosso espaço no Festival em 72%, passando de 84m² para 114m². Somos a única região da Europa a estar por mais de três anos consecutivos na feira, o que comprova que nós acreditamos no potencial dos negócios realizados no evento". 



Para estreitar ainda mais os laços com o Brasil, a região do Vêneto criou um treinamento online inédito para os agentes de viagens, empresas aéreas e operadores de turismo. Serão utilizadas diversas mídias interativas, que disponibilizarão um conteúdo completo sobre toda a riqueza, geografia, destinos e história local. 

A intenção é capacitar o inscrito com informações-chave sobre a região e qualificá-lo como especialista. Ao final do curso, o aluno passará por um teste de conhecimento e receberá um certificado de Especialista da Região do Vêneto, podendo ainda concorrer a um IPad. Para iniciar o curso basta acessar o site: treinamentoveneto.com.br.




Fonte: Assessoria de imprensa