Streaming eventos e tecnologia: as grandes tendências para 2022

Hoje você vai ficar por dentro das principais tendências do universo do streaming, eventos e tecnologia e entender um pouco sobre o comportamento do novo consumidor digital.

2021 foi um ano marcado pelas transformações tecnológicas e pela revolução digital. Segundo uma pesquisa realizada Pela Vanson Bourne, empresa especializada em tecnologia empresarial, mais de 87% das empresas brasileiras se reinventaram e anteciparam mudanças voltadas à evolução digital nesse período, principalmente nas áreas de Streaming eventos e tecnologia.

Além disso, o ano de 2021 apresentou novas mudanças no perfil e no comportamento geral do consumidor, que rapidamente, se adaptou e integrou as novas tecnologias e facilidades digitais no seu dia-a-dia, potencializando o poder das novas mídias, e conduzindo empresas a se reinventarem.

Estamos iniciando a segunda semana de 2022, em um cenário muito mais promissor do que no ano anterior, com a volta parcial aos escritórios, a vida social se restabelecendo e a imersão ao formato híbrido no âmbito corporativo.

As tendências e previsões para os setores de Streaming eventos e tecnologia já começaram a ser divulgadas por especialistas, deixando o mercado aquecido e atento para as implementações e futuras adequações na busca por novas oportunidades.

Hoje você vai ficar por dentro das principais tendências do universo do streaming, eventos e tecnologia e entender um pouco sobre o comportamento do novo consumidor digital.

Streaming eventos e tecnologia: principais tendências para 2022

> Podcasts e videocasts customizados

Tendência podcasts Tendência: podcasts
Se 2021 representou o ano da ascensão dos Podcasts e videocasts, 2022 promete ser o ano da consolidação do formato no Brasil. Com um crescimento de 24% em relação ao ano anterior e eleito o formato de mídia e streaming mais promissor no país, o Brasil ocupa o 5° lugar dos países com o maior número de consumidores de Podcasts e videocasts do mundo.

Incluso no calendário corporativo de muitas empresas, os Podcasts e videocasts customizados prometem ser uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação, além de uma extensão criativa de grandes marcas.

> Live Commerce / Live Shop em foco

Live Commerce tendência Live Commerce: tendência
Em 2020 formato de lives focadas em vendas faturou mais de R$171 bilhões na China, onde a modalidade nasceu. A estimativa é que até 2026 as vendas ao vivo representem 20% de todo o lucro do comércio eletrônico em todo o mundo. Somente no Brasil, o interesse nesse tipo de formato cresceu quase 40% e já vem apresentando números promissores , com grande parte do e-coomerce brasileiro apostando todas as fichas nesse formato para dobrar o faturamento anual.

> TikTok e vídeos Nuggets – A febre dos vídeos cada vez mais curtos

Streaming eventos e tecnologia
A tendência dos famosos vídeos curtos vai continuar em alta e promete ser uma tendência ainda mais forte em 2022.

Com bilhares de Reels e vídeos Nuggets produzidos e consumidos diariamente, o formato é o preferido das estratégias de marketing digital e o mais propagado por milhares de empresas e agências de marketing e publicidade pelo mundo, além de claro, ser o formato mais aceito pelo público, principalmente os jovens.

> Vídeos sem som

Um estudo recente mostrou que 75% dos usuários assistem a vídeos com som desligado nos dispositivos móveis — além disso, muitas plataformas padronizaram a visualização sem áudio do conteúdo na timeline. A preferência pelo modo mudo é maior entre a geração millennial.

Trata-se de uma das melhores tendências de vídeo marketing porque, além de promover a acessibilidade digital, permite o consumo de materiais em espaços onde o barulho dos dispositivos se torna inadequado. Com a ausência de som, o consumidor pode ver seus conteúdos quando quiser, sem incomodar terceiros.

> Eventos com realidade virtual e realidade aumentada

2022 promete grandes eventos com um foco cada vez maior em experiências imersivas e interativas, com o apoio das tecnologias mais promissoras do momento. Eventos híbridos, digitais e até mesmo a transmissão de lives e webinars vão contar com recursos de integração e o foco total na exploração do universo virtual e seus elementos para oferecer uma experiência diferenciada ao público.

> Eventos híbridos em foco

Streaming eventos e tecnologia
O híbrido é o formato do ano! Com a retomada dos eventos 100% presenciais ainda indefinida, o híbrido vai fazer parte das agendas das empresa durante todo o ano de 2022, garantindo boas experiências, interação, tecnologia e a inovação que os grandes eventos merecem.

Segundo uma pesquisa realizada pela Delloite, 75% dos executivos globais, pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos, motivados pelas possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão. Tudo isso, porém, exige investimentos em infraestrutura que ainda são um desafio, principalmente para as pequenas empresas.

Especialistas afirmam, que os os eventos híbridos vieram pra ficar, e se tornarão parte integral do universo corporativo, mesmo após o fim da pandemia.

> Experiência por voz

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A busca por você é uma das principais tendências de tecnologia para 2022. Segundo a Juniper Research, até o final de 2021 ocorreram 4,6 bilhões de transações por voz, e a previsão, é que até 2023, aconteça um aumento expressivo, chegando a 19,4 bilhões. De acordo com dados do próprio Google, 27% das pessoas já utilizam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis. Além disso, a empresa também aponta que 48% dos brasileiros dizem utilizar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% usam a tecnologia diariamente.

> Hiperautomação

Uma grande tendência tecnológica para 2022 é o uso da Hiperautomação como forma de identificar, examinar e automatizar em alta velocidade o maior número possível de processos de negócios e TI, permitindo escalabilidade e operação remota do modelo de negócios.

> Exploração do Metaverso

Na prática, o Metaverso é um tipo de universo virtual, que engloba tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e, é claro, a internet. Algumas plataformas, especialmente de games, já operam com esse tipo de tecnologia.

E é nesse novo universo que as marcas vão começar a operar. Se a vida passa a acontecer em uma realidade virtual, é lá que as marcas querem estar. Por isso, 2022 e os próximos anos devem ser um momento de exploração desse novo território.

Os influenciadores virtuais, que vimos anteriormente, podem ser um caminho para isso. O social commerce, que também já vimos neste artigo, deve encontrar novas oportunidades de vendas no Metaverso.

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