A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) divulgaram, nesta terça-feira (03), na Costa do Sauípe (BA), detalhes do sorteio e preparação final para Copa do Mundo. "Organizamos de forma a evitar que duas seleções da Europa e da América do Sul fiquem no mesmo grupo", explicou o secretário.geral da Fifa, Jérôme Valcke. O Brasil será o A1 e ficará na urna 1, junto com as demais cabeças de chave. Serão quatro urnas, divididas por continente:
Urna 1: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha, Suíça
Urna 2: Algéria, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile, Equador
Urna 3: Australia, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México, Estados Unidos
Urna 4: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Rússia
De cada urna será retirada uma bola com o nome das seleções, sendo que uma das bolas da urna 4 será colocada na urna 2, a fim de tornar igual o número de seleções em cada pote. Haverá uma urna extra a ser utilizada em caso de ficar duas seleções da Europa ou América do Sul - continentes com mais equipes classificadas- no mesmo grupo. "Na sexta-feira os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil", projetou o presidente dp COL, José Maria Marin.
As autoridades também divulgaram ações dos últimos meses de preparação para a Copa do Mundo. "Entramos num período decisivo, até janeiro entregamos os seis estádios ainda em obras - como o Beira-Rioa, palco gaúcho da Copa - com exceção da arena de São Paulo, no qual ocorreu o trágico acidente semana passada", esclareceu o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Segundo o Governo Federal, as reuniões operacionais com as sedes serão intensificdas e eventos testes serâo realizados. "O entusiasmo está aumentando, em todo o mundo e principalmente aqui, pois o futebol está na alma do brasileiro", ressaltou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que completou "Nunca uma seleção europeia ganhpu a Copa fora do seu continente".
A Fifa também divulgou que em quatro sedes (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Honrizonte e Brasília) os deficientes visuais que assistirem as partidas receberão um equipamento com audiodescrição. A iniciativa será testada pela primeira vez na Copa 2014.
Promoção do Estado
Uma comitiva governamental formada por Governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre participa das atividades na Costa do Sauípe. Dois estandes foram montados, no centro de imprensa e no espaço institucional, com artefatos decorativos do Estado e pen drive com material multimídia bilíngue informativo da Capital Gaúcha e RS estão sendo entregues aos profissionais de imprensa e participantes do evento. O vice-governador Beto Grill e o prefeito Jose Fortunati, bem como os secretáriis estaduais de Esporte, Kalil Sehbe e Abgail Pereira, e do município, da Copa, João Bosco Vaz.
Comentários