O uso de viagem motivacional vai aumentar nos próximos três anos, de acordo com 86% dos entrevistados do site Index Annual Surveys. Foram entrevistados 112 profissionais de incentivo de 22 países para o terceiro estudo anual. Entre outros resultados, 43% dos entrevistados disseram que seu envolvimento com departamentos de compras aumentou no ano passado, enquanto 32% não viu nenhuma mudança. Além disto, 66% dos destinos selecionados para seus programas tem com base o valor da moeda local, e 58% disse que o uso ou a oferta de hotel aumentou no ano passado.
O Site Index Annual Surveys (Índices anuais de Pesquisas de Locais) compila e compara os dados ao longo de vários anos, a fim de acompanhar as mudanças e fazer uma previsão sobre as tendências na indústria de eventos motivacionais. O terceiro ano da pesquisa continua com as mesmas comparações e introduz algumas áreas novas para a discussão. O envolvimento com departamentos de compras continua aumentando ou, pelo menos, continua o mesmo (75%). E também apresenta outras boas notícias.
Os entrevistados que lidam com departamentos de compras acham que a habilidade no uso ou o valor de incentivos aumentou (62%) ou, pelo menos, permaneceu o mesmo (38%), sinal positivo para a indústria. Os entrevistados disseram que o uso global de experiências de viagens motivacionais está em alta. Oitenta e seis por cento (86%) previram que irá aumentar substancialmente, de 1 a 3 anos. Apesar de os entrevistados serem mais positivos sobre curto prazo (6 meses) do que em anos anteriores, seu otimismo sobre longo prazo (1 a 3 anos) foi mais moderado.
Questionados sobre a utilização de hoteis com tudo incluído, os entrevistados indicaram que irá aumentar de 1 a 3 anos (6% mais que em 2011). Houve uma queda correspondente em relação àqueles que disseram que diminuiria nesses períodos (3% e 6%, respectivamente). Sessenta e dois por cento (62%) acreditam que o uso durante esse período vá aumentar, um pouco maior do que em anos anteriores. Houve pouca mudança na previsão para produtos de cruzeiros nos últimos três anos, esperando um aumento a longo prazo.
O envolvimento da alta administração no processo de tomada de decisão para eventos motivacionais passou de “aumentou” para “permanece o mesmo”, podendo ter atingido um pico. Sobre a utilização global de experiências de viagens motivacionais, a visão de longo prazo do futuro não tem alterações. O sentimento de que tempos melhores estejam chegando para a indústria, mas ainda não chegaram, não mudou nos últimos três anos. O uso de “iniciativas verdes” parece ter nivelado, embora a maioria visualize um aumento, principalmente no período de 1 a 3 anos.
A inclusão de reuniões de negócios e outros componentes similares em eventos motivacionais parece ter estabilizado, com menos pessoas acreditando que vá aumentar e um número maior acreditando que vá ficar igual. Enquanto o crescimento da convergência de reuniões e incentivos diminui, algum crescimento está por vir. A inclusão de eventos de RSE (Responsabilidade Social Empresarial), não revela nenhuma mudança real, com uma maioria significativa dos entrevistados dizendo que a demanda por esses eventos irá aumentar.
Várias ferramentas de marketing de destino estão perdendo a sua eficácia, com exceção dos vídeos on-line. Apenas a presença ou disponibilidade de representantes de vendas e de marketing no mercado é visto como produtivo. Os entrevistados também foram questionados sobre a sua visão pessoal da força de diferentes tipos de recompensas na motivação dos funcionários e na obtenção de resultados de negócios. Uma vez que os entrevistados estão principalmente na indústria de viagens de incentivo, eles tendem a ver as viagens como motivador.
No entanto, as respostas sugerem também que os cartões de débito são mais populares do que as mercadorias, talvez devido à flexibilidade inerente a eles. Isto também pode ser visto na similaridade com a avaliação de cartões de débito versus dinheiro. Quando a pergunta foi revertida, e os entrevistados foram perguntados sobre o que a maioria de seus clientes acreditam, a força relatada de viagens como algo motivador é menor, mas ainda mais alto do que os cartões de débito e de mercadorias - e um pouco mais motivador do que dinheiro.
As respostas para a pergunta “como é que o poder de motivadores externos, como eventos e mercadorias mudou ao longo dos últimos três anos”, mostra um aumento no otimismo em relação com o ano passado, com 27% dizendo que aumentou, ou que aumentou significativamente em 2012, contra 22% que fizeram essa afirmação em 2011. A maioria dos entrevistados que são prestadores de serviços afirmaram que estão enfrentando mais concorrência de todas as áreas, incluindo empresas de seleção local e empresas de reservas online.
Observações
Entrevistados estão pedindo ou fornecendo mais serviços relacionados à seleção do local ou disposição de hoteis do que em épocas anteriores. Enquanto as respostas foram divididas igualmente em 2011 ((50% sim e 50% não), a porcentagem dos que responderam positivamente cresceu para 58% em 2012. A capacidade de adquirir os documentos de viagem não parece afetar muito a escolha de destino. Houve uma queda no percentual dos que responderam “a um grande grau” de 22%, em 2011, para 15% em 2012.
Parece ser de uma importância cada vez maior que todas as pessoas são capazes de utilizar a tecnologia móvel. Setenta e nove por cento (79%) relataram em 2012 que é importante ou muito importante, em comparação com 72%, em 2011. Sessenta e seis por cento (66%) dos entrevistados disseram que escolhem um destino com base no valor de sua moeda, ao invés do destino a ser considerado.
Comentários