O setor privado mineiro se unem para formar redes que estimulam o turismo no Sul de Minas. A iniciativa, apoiada pelo SEBRAE-MG, tem ampliado a divulgação dos destinos, aumentado o fluxo turístico e promovendo a cooperação entre micro e pequenas empresas da região.
A rede empresarial é formada por empresários de pousadas, hotéis, restaurantes, receptivos e comércio local. Unidos, eles trocam experiências, buscam parcerias para o desenvolvimento de ações e estudam estratégias para divulgar os produtos turísticos.
A formação das redes no sul de Minas começou no final de 2007. A iniciativa é baseada numa metodologia aplicada em 2004 pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), Fiemg e Governo de Minas na Estrada Real. No ano passado, o Sebrae-MG adaptou a metodologia para ser aplicada em outros quatro circuitos turísticos da região Sul do estado.
Hoje são nove redes que envolvem 12 municípios. Cinco delas no circuito turístico Caminhos do Sul de Minas (Maria da Fé, Brazópolis, Cristina, Itajubá e Piranguinho), duas no Serras Verdes do Sul de Minas (Extrema e Gonçalves), uma no Circuito das Malhas (Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino) e uma no Terras Altas da Mantiqueira (entre Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro).
As redes contam com o apoio do Sebrae-MG, que oferece consultorias, capacitações gerenciais e ações para acesso a mercados."As redes fortalecem as micro e pequenas empresas dos municípios, gerando emprego e renda para a população",explica Pollyanna Calixto, técnica do Sebrae-MG
Em Maria da Fé, a Rede Empresarial Marinense idealizou o Festival de Inverno- Artesanato e Design. A ação surgiu do empenho dos empresários, inclusive artesãos, para atrair turistas para a cidade, conhecida pelas baixas temperaturas e pelo artesanato feito com fibra de bananeira.
Com a ação foram criadas nove pousadas domiciliares para receber os turistas. Sempre lotadas, as casas dos moradores da cidade foram transformadas em meio de hospedagem. Outro ganho foi o aumento das vendas do artesanato e do comércio local que geraram mais de R$ 100 mil em negócios.
Em Brazópolis, a rede tem como meta a construção de um museu astronômico. Para mostrar a importância para a população e divulgar o município, em setembro será realizada uma exposição com as principais obras de Leonardo Da Vinci. "Queremos estimular o empresariado e a comunidade para construírem estratégias de desenvolvimento turístico por meio de atitudes empreendedoras", conta o gestor do Circuito Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga.
(JA)
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