De acordo com informações divulgadas pela ABEAR, a demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 9,1% em junho, em relação ao mesmo mês de 2023, aponta um levantamento da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Também houve aumento na oferta de voos, de 8,5%.
A taxa média de ocupação foi de 85%, crescimento de 0,5 ponto percentual na comparação anual. De acordo com a IATA, o aumento na demanda internacional foi de 12,3% e a doméstica, de 12,7%. A oferta para viagens internacionais cresceu 12,7% e para as domésticas 2,1%.
Segundo o diretor-geral da IATA, Willie Walsh, o pico de viagens de férias no hemisfério norte, onde a temporada de verão começa em junho, interferiu diretamente no aumento da procura por voos. “E mesmo com o lento crescimento da oferta geral, nós vimos uma forte média de ocupação, de 85%, atingida tanto nas operações domésticas quanto nas internacionais”, declarou.
“Operar com uma taxa de ocupação alta é tão bom quanto desafiador e faz com que seja ainda mais importante, para todos os agentes do mercado, trabalhar com níveis semelhantes de eficiência para evitar atrasos e levar os passageiros aos seus destinos conforme programado”, concluiu.
Cargas
O setor aéreo também registrou crescimento no transporte de cargas: 14,1% em comparação com junho do ano passado. Este é o sétimo mês consecutivo de crescimento na casa dos dois dígitos. A oferta de espaço aumentou 8,8%. Com isso, o aproveitamento das aeronaves chegou a 45,8%, aumento de 2,1 pontos percentuais em relação a junho de 2023.
Comentários