Seminário discute o alinhamento das ações turísticas em São Paulo

O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2007-2010 e o Programa de Regionalização do Turismo- Roteiros do Brasil (PRT) integram os eixos de debates do 1º Seminário de Regionalização do Turismo Paulista. O evento que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, no Quality Resort & Convention Center de Itupeva (SP), a 70 quilômetros da capital paulista. O principal objetivo é construir uma análise sobre o estágio atual da política de regionalização turística no estado de São Paulo para alinhá-la às diretrizes do PRT.

Conselheiros estaduais, representantes de circuitos e roteiros turísticos, além de parceiros do setor público e da iniciativa privada participam de oficinas e reuniões de articulação em favor do desenvolvimento do setor turístico de São Paulo- principal estado emissor de turistas do Brasil.

A diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento (Deaot) do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, participa amanhã de painel de discussão sobre o Plano Nacional de Turismo 2007-2010 e o Programa de Regionalização do Turismo- Roteiros do Brasil.

Programa de Regionalização do Turismo

O Programa de Regionalização do Turismo foi lançado pelo Ministério do Turismo em 2004 e visa orientar a execução das políticas públicas de turismo no país, propondo a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística brasileira. Atualmente são 200 regiões turísticas e 3.819 municípios mapeados pelo programa.

O estado de São Paulo, que integra a macrorregião Sudeste, é subdividido em oito regiões turísticas: Capital Expandida, com 39 municípios; Centro-Norte Paulista, com 96 municípios; Centro–Oeste Paulista, com 143 municípios; Cuesta-Alto Paranapanema, com 79 municípios; Entre Rios, com 138 municípios; Estradas e Bandeiras, com 88 municípios; Vertente Oceânica Norte, com 39 municípios; e Vertente Oceânica Sul, com 23 municípios.

(JA)