Secretários de Turismo do Nordeste avaliam que cenário é positivo ao setor

A conjuntura econômica atual favorece o turismo interno. A avaliação foi feita na última  terça-feira (2), em Recife (PE), pelos participantes do IX Encontro dos Secretários de Estado do Turismo do Nordeste. Eles se reuniram após o lançamento do projeto Conexão Nordeste, uma parceria do MTur com a Infraero para promover o turismo interestadual e intermunicipal na região.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, a demanda para o Nordeste sintetiza o momento importante pelo qual passa a agenda promocional da região.  Segundo ele, do total de turistas recebidos por Pernambuco, 40% são nordestinos. No Maranhão, esse número é de 38% e na Paraíba chega a 65%.

"O projeto Conexão Nordeste potencializa o fluxo já crescente de turistas nordestinos que viajam dentro da região’’, disse Costa filho."Isso significa que está aberta uma oportunidade e que precisamos fortalecer o malha aérea regional para consolidar esse incremento de mercado".
 
Ao final do encontro, os secretários elaboraram documento em que propõem formar uma comissão interministerial que tenha a participação dos nove estados nordestinos.

O objetivo é elaborar um plano de fortalecimento da malha aérea regional, oferecendo estímulos fiscais, tributários e operacionais para vôos realizados entre os aeroportos locais. A proposta dever ser elaborada em 90 dias.

Considerando a necessidade de ampliar o fluxo de turistas norte-americanos para o Nordeste e de consolidar as 12 freqüências aéreas semanais para a região, os secretários também sugeriram a desburocratização do procedimento de concessão de visto aos turistas que vêm dos Estados Unidos. Na avaliação deles, a medida permitiria, por exemplo, conceder vistos na ocasião do desembarque em aeroportos nordestinos.

A questão dos vistos para estrangeiros no Brasil hoje diz respeito ao Itamaraty e à Polícia Federal. A decisão de ter ou não visto faz parte de uma estratégia diplomática do país. Há vários estudos sobre o tema que abordam desde a idéia de criar um visto único até aumentar o prazo de validade. Essa questão está sendo amplamente debatida em um esforço conjunto do governo federal.

(JA)