Secretarias de turismo do RS pedem apoio para eventos

Garibaldi e Torres pedem apoio na realização da Fenachamp e do Festival Internacional de Balonismo.




A atual secretária de Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, e o secretário do Meio Ambiente, Paulo Saldanha estiveram reunidos com a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira apresentando as reivindicações do município para fomentar o turismo na cidade e na região. De acordo com Ivane, o objetivo da atual gestão é retomar o trabalho no setor e apostar, novamente, em alguns dos principais atrativos locais. “Temos a Rota Religiosa, na Estrada do Sabor e a Rota dos Espumantes, por exemplo. Precisamos agora é fazer um esforço conjunto para que elas voltem a atrair os turistas”, explicou ela.

Para a secretária de turismo de Garibaldi, a cidade serrana tem potencial para ser desenvolvido. “Em março, vamos realizar uma oficina de planejamento para elaborar o Plano Municipal de Turismo, que nos dará as diretrizes necessárias para começarmos este trabalho”, afirmou. Outra pauta tratada no encontro foi a realização da Fenachamp, que ocorre de 3 a 27 de outubro. Ivane aposta em um projeto a ser lançado durante a festa, pois em 2013 é comemorado os 100 anos do espumante brasileiro.

A ideia é lançar um livro para homenagear a data e exaltar não só o produto gaúcho, mas brasileiro. “Temos de mostrar a todos essa história, que é bastante valorizada por quem entende da bebida e pelo público em geral” finalizou. Um século de tradição com glamour e emoção será o tema da Festa Nacional do Champanha (Fenachamp 2013), que acontece de 3 a 27 de outubro, e irá marcar o centenário da elaboração do primeiro espumante brasileiro.

A primeira atividade relacionada ao evento deste ano será a coroação das soberanas, no dia 23 de março. O evento acontece no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz. O jantar, que será servido a inglesa e regado a espumante, terá animação do Musical Abertura. O valor do ingresso, individual, é de R$ 125,00. Abgail, por sua vez, destacou que este pode ser um grande trabalho. “O enoturismo é uma das nossas prioridades no governo. Tanto que foi devido ao nosso esforço que a Embratur e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) assinaram, recentemente, um termo de cooperação técnica que prevê a divulgação dos vinhos brasileiros em eventos da Embratur no Exterior”, ressaltou.

Além destes temas, Ivane solicitou à Setur a cedência de estagiários para os Centros de Atenção ao Turista (CAT) da cidade, a realização de cursos de qualificação profissional e apoio em um projeto para estimular que a festa de Réveillon de Garibaldi ganhe força com um atrativo no final do ano. A secretária Abgail reconheceu o valor município para o setor. “Temos muita expectativa que Garibaldi possa recuperar o potencial turístico que perdeu ao longo dos anos. Algumas destas demandas temos condições de atender. Outras, iremos fazer as articulações necessárias para que também obtenham o sucesso esperado”, finalizou.

Torres

O secretário de Turismo, Eventos e Esporte da praia de Torres, Carlos de Souza, o diretor de Eventos, Claiton Bittencourt, e o diretor de Esportes, Rafael Silveira também estiveram reunidos com a Secretária de Turismo do Estado (Setur), Abgail Pereira, para divulgar e buscar apoio da Setur aos eventos do município.

O principal deles é o Festival Internacional de Balonismo, que ocorre de 1º a 5 de maio, e que envolve mais de 100 mil participantes do País e do mundo. Segundo o secretário, "a política de eventos do município vem ao encontro daquela que é desenvolvida pelo Estado, de divulgar as potencialidades turísticas regionais e estadual e de ampliar os fluxos turísticos e a permanência dos turistas nacionais e estrangeiros no Estado.

Fonte: Ascom