A secretária do Turismo, Abgail Pereira, estará reunida com representantes das cidades que compõem a Linha de Fronteira com o Uruguai e Argentina para tratar da construção dos Centros de Atenção ao Turista (CAT's) no Rio Grande do Sul. O encontro ocorre nesta sexta-feira (22), no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE). Na oportunidade, haverá a apresentação do projeto arquitetônico dos Centros de Atenção ao Turista (CAT's) no Rio Grande do Sul.
Conforme a gerente do projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira da Setcretaria de Turismo (Setur), Mariana Milani, esta reunião tem por objetivo dar seguimento às construções de oito, dos dez CAT's, nas seguintes cidades gaúchas: Porto Mauá, Porto Xavier, São Borja, Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão.
Desde 2012 , a Setur tem realizado reuniões com as prefeituras para tratar da implementação de Centros de Atenção ao Turista, com a finalidade de qualificar o atendimento aos que ingressam no território nacional e potencializar o turismo como atividade da economia gaúcha. A ação visa atuar em sintonia com o Plano Nacional do Turismo e com a integração com o Mercosul e o Conesul, garantindo investimentos e credenciando o Estado para tornar-se referência nos segmentos de negócios e eventos com vistas à Copa de 2014.
O projeto de Infraestrutura Turística Receptiva na Linha de Fronteira da Setur está orientado a partir de um diagnóstico, realizado em 2012, e que objetiva oferecer soluções que garantam a melhoria na capacidade, segurança e qualidade de atendimento ao turista e, ao mesmo tempo, dê condições para a implantação de infraestrutura necessária, à demanda do mercado turístico.
A qualificação dos Postos de Informações Turísticas nas fronteiras também atende à portaria nº 162 do Ministério do Turismo, que cria o Programa de Turismo de Fronteira (FronTur). A meta é reduzir desigualdades regionais e ampliar a oferta de emprego e renda, fortalecendo o turismo da parte sul da América do Sul. Além disso, o programa atua na implementação e nas melhorias dos roteiros turísticos integrados, proporcionando um incremento na atividade turística e na estrutura destes roteiros. Além dos postos localizados na Fronteira, a secretaria também tratará da implementação do Centro de Atenção ao Turista da região metropolitana e da requalificação dos centros do aeroporto Salgado Filho e da rodoviária de Porto Alegre.
Interiorização
A secretária de Turismo (Setur), Abgail Pereira, assinou durante a 23ª edição do projeto de Interiorização do Governo do Estado, nesta quinta-feira (21), em São Francisco de Paula, termo de cooperação com os municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Nova Petrópolis. As cidades fazem parte das quatro regiões de abrangência do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Abgail apresentou ao Ministério do Turismo projeto que busca captar US$ 45 milhões para qualificação do receptivo turístico da Serra e Região Metroplitana, no chamado Corredor Turistico Grande Porto Alegre - Serra Gaúcha, cujo financiamento se dará pelo Prodetur. Com isso, a Setur buscará junto aos 11 municipios que compõem o projeto o estabelecimento de cooperação técnica para que sejam cumpridos todos os requisitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para que esse recurso seja mobilizado ainda antes da Copa 2014.
A 23ª edição do projeto de Interiorização do Governo do Estado ocorreu nesta quinta-feira (21), na cidade de São Francisco de Paula. A atividade iniciou-se às 10h, no Ginásio Municipal de Esportes (Rua Santos Dumond, s/n, Centro). O governador Tarso Genro coordena a reunião de trabalho na companhia do secretariado e de dirigentes de autarquias e fundações. No encontro, estarão em pauta temas referentes ao desenvolvimento econômico e social da região, tais como: turismo, infraestrutura, saúde, educação, agricultura, desenvolvimento rural e cooperativismo.

Comentários