Secretária de cultura do Reino Unido pede que a participação russa seja banida de eventos

A secretária de cultura do Reino Unido, Nadine Dorries, pediu que a participação russa seja interrompida em todos os eventos do Reino Unido.

Nadine Dorries
A secretária de cultura do Reino Unido, Nadine Dorries, pediu que a participação russa seja interrompida em todos os eventos do Reino Unido.

Falando na Câmara dos Comuns, Dorries disse que a Rússia será proibida de participar ou competir em eventos esportivos e pediu aos organizadores de eventos que bloqueiem o envolvimento russo e cancelem apresentações.

Ela também pediu o cancelamento da Conferência do Patrimônio Mundial da UNESCO, que será realizada em Kazan, na Rússia, em julho.

Isso ocorre quando o Farnborough International Airshow, no Reino Unido, anunciou que a participação russa seria suspensa do evento em julho.

Dorries disse: “A cultura é a terceira frente na guerra ucraniana. No esporte, nas artes e no entretenimento, estamos condenando Putin ao ostracismo no cenário global. Putin está agora sofrendo uma Sibéria esportiva e cultural de sua própria autoria, e isso causará uma dor real ao líder russo".

Putin precisa dos elogios desses eventos globais para esconder sua ilegitimidade e os atos hediondos que está cometendo na Ucrânia. O déspota russo está tentando desesperadamente esconder a extensão sombria de sua invasão de seu próprio povo. É por isso que eu apoio fortemente e continuo incentivando o tipo de demonstrações emocionais de solidariedade que vimos em eventos esportivos na semana passada, incluindo a final da Carabao Cup e as Seis Nações".

Ela acrescentou: “Toda vez que uma organização ou figura internacional se levanta publicamente contra o que ele está fazendo na Ucrânia, eles derrubam o muro de mentiras de Putin. Por isso, agradeço e aplaudo todos aqueles – neste país e internacionalmente – que o fizeram, e continuo pressionando por organizações para exilar a Rússia de Putin de suas fileiras".

É por isso que pedi à UNESCO que impeça a Rússia de sediar sua conferência anual do Patrimônio Mundial em junho. É absolutamente inconcebível que este evento possa acontecer no país de Putin, enquanto ele dispara mísseis contra civis inocentes na vizinha Ucrânia. Se continuar, o Reino Unido não estará presente”.

Em um comunicado, a Farnborough International disse: “Após os eventos em andamento na Europa Oriental, tomamos a decisão de suspender a participação russa no Farnborough International Airshow 2022", que acontecerá em julho.

Nossos corações estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados pela situação atual. Continuamos a esperar por uma resolução oportuna e pacífica”.

As empresas russas normalmente têm uma grande presença no show aéreo, apresentando novos aviões comerciais e helicópteros.

Várias associações da indústria de eventos, incluindo o Events Industry Council (EIC), a Meeting Professionals International (MPI), International Congress and Convention Association (ICCA) e Professional Convention Management Association (PCMA) também condenaram a guerra na Ucrânia e divulgaram declarações sobre a situação em andamento.

James Rees - ICCA
James Rees, presidente da ICCA, assinala: "é particularmente difícil testemunhar tal devastação em países onde normalmente trabalhamos juntos, em parceria, então nossos pensamentos neste momento estão com nossos membros, amigos e colegas na Ucrânia e na Rússia que estão sendo diretamente afetados por esta ação". E, James Rees diz mais: "a ICCA é uma associação que defende todos os nossos membros globais, valorizando a troca de conhecimento e a internacionalização; onde as diferenças são desafiadas através do debate e da discussão. Apelamos aos governos de todos os lados para que façam todo o possível para encerrar as hostilidades e se reunir para negociar uma solução pacífica para este conflito".

Sherrif Karamat - PCMA
Sherrif Karamat, CAE, presidente da PCMA, manifesta que: "agora, mais do que nunca, o mundo deve se unir. Os ataques não provocados e injustificados ao povo da Ucrânia provam que nós, como sociedade, temos mais trabalho a fazer.  A injustiça social — a guerra — não tem lugar, em lugar nenhum". Karamat também diz apoiar "a posição do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em seu apelo para acabar com essa guerra sem sentido. Devo dizer, presidente Putin: em nome da humanidade, traga suas tropas de volta à Rússia. Em nome da humanidade, não permita que comece na Europa o que poderia ser a pior guerra desde o início do século, com consequências não apenas devastadoras para a Ucrânia, não apenas trágicas para a Federação Russa, mas para o mundo inteiro”. Karamat conclama ainda: "nossas comunidades globais devem ser resolutas em impulsionar o bem econômico para resolver questões complexas.Estamos unidos contra a guerra e atos de maldade contra civis inocentes.Apoiamos as pessoas que acreditam e vivem em uma sociedade pacífica.Nossas orações estão com todos os que estão sofrendo, e esperamos que a paz prevaleça rapidamente".

O presidente do organizador da exposição Euroindex Kyiv, nascido na Ucrânia, e o membro do Conselho da UFI, Valerii Pekar, também pediram apoio internacional para ajudar a parar a guerra na Ucrânia.

O IMEX Group esta semana também suspendeu as empresas estatais russas de participar da IMEX Frankfurt , que acontece de 31 de maio a 2 de junho.

Fonte: CONFERENCE & MEETING WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.