O 16º Salão Paranaense de Turismo está sendo uma vitrine de oportunidades para os micro e pequenos empresários do Paraná. Com uma área de atendimento e a realização de rodadas de negócios, o Momento Sebrae do Negócio reúne 24 empresários de cinco regiões turísticas estratégicas do Estado (Litoral; Curitiba e Região Metropolitana; Campos Gerais; Londrina e região; e Iguaçu e Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu) com possíveis compradores entre operadoras e empresas de receptivo do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. Já no sábado os empresários retomam a ação com encontros com operadores do Uruguai.
Além das rodadas de negócio, o estande do Sebrae também está promovendo palestras voltadas para a capacitação técnica do pequeno e médio empresário, abordando assuntos como gestão e planejamento. Nesta sexta-feira (9), houve a apresentação de “Gestão e Finanças no Turismo”, apresentada pelo consultor do Sebrae Adalto Althus Jr, que procurou analisar os vários aspectos que envolvem a percepção de risco sobre um negócio e as principais dificuldades enfrentadas pelo empresariado. Na ocasião, o consultor ainda apresentou as soluções oferecidas pelo Sebrae.
Outro tema tratado foi a “Diversificação de produtos e serviços turísticos”, com a consultora empresarial Sandra Havagge Von Linsingeen, que avaliou a importância de se estruturar um plano de marketing baseado na realidade do negócio. “O marketing é uma ferramenta fundamental do processo de gestão. E para qualquer tamanho de empresa. A estratégia é a mesma tanto para a grande quanto para a pequena, a única coisa que muda é a proporção”, avalia Sandra.
Comentários