Uma semana de inclusão cultural com museus, cinema, teatro, circo e apresentações musicais gratuitas na cidade de São Paulo. Esse é o objetivo da Semana Ticket é Cultura, promovida pela empresa líder no segmento de refeição e alimentação-convênio, a ticket. Ela acontecerá, pela segunda vez, na capital paulista, em 35 locais- 28 deles localizados na periferia de São Paulo. As atividades acontecem de 1 a 9 de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, no dia 5 de novembro. A expectativa da companhia é levar acesso à cultura para 22 mil pessoas durante os nove dias.
"A Ticket sempre esteve voltada para o desenvolvimento de soluções que trouxessem benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nossa meta é cada vez mais expandir o conceito de acesso e promover uma verdadeira inclusão social, por meio da democratização da cultura, colaborando para o desenvolvimento pessoal e completo do indivíduo", explica Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Produtos PAT da ticket. Segundo o executivo, essa ação foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura, no qual mostra que 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos, uma vez por ano. Ainda de acordo a Central do Circo, apenas 2% da população freqüentam os circos e 5% vão ao teatro. A pesquisa também detalha que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros.
Estão no roteiro diversas unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), centros culturais e entidades de diversas localidades. Completam o circuito espaços culturais tradicionais como o Museu da Arte Moderna (MAM) e a OCA- ambos no Parque do Ibirapuera, Espaço Rua Augusta com Caio Prado, Galeria Olido e Teatro Jaraguá- os três últimos localizados no Centro.
Uma das novidades da segunda edição da Semana Ticket é Cultura será as oficinas circenses oferecidas pelo Circomunidade. Ao todos serão 14 atividades de técnicas circenses em sete lugares diferentes da cidade. O Circomunidade também apresentará espetáculos de circo-trapézio itinerante em cenário mutável, enquanto no Espaço R. Augusta com Caio Prado será montada uma lona, para o espetáculo da temporada 2008 do Circo Zanni. A música estará presente por meio do conjunto Pequiá, criado em 2007, com a proposta de fazer um resgate da música popular brasileira com arranjos e harmonias diferenciadas.
Também estarão em exibição, durante toda a semana, oito longas-metragens nacionais, sempre precedidos de um curta-metragem também brasileiro. A mostra tem o propósito de valorizar a produção nacional e tem o apoio da Associação do Audiovisual Paulista. Poderão ser vistos filmes como Polaróides Urbanas, A Dona da História e Trair e Coçar é só Começar. Para quem gosta de teatro, serão oito opções gratuitas de peças infantis, realizadas pela Mamberti Produções.
O encerramento do evento, no dia 9 de novembro, será marcado com diversas atividades culturais no Parque do Ibirapuera, que recebe milhares de pessoas todos os domingos. Lá, os visitantes poderão acompanhar as performances do circo-trapézio em uma apresentação única, às 15h, na Praça da Marinha (entre a Marquise e o Portão 10). Também, no mesmo local, às 10h e 14h, poderão assistir à peça Tarde das Palhaçadas, que traz de volta a magia do universo infantil. E no auditório do MAM, a partir das 11h30, apresentação da peça teatral E se as Histórias fossem Diferentes? e ao filme Garoto Cósmico.
Serviço
www.ticket.com.br/cultura
(JA)
Comentários