São Paulo investe no turismo esportivo como produto turístico

Com atrações como GP Brasil de F1, Museu do Futebol, MorumbiTur, Virada Esportiva e Corrida de São Silvestre, entre outras, a capital paulista cresce como destino

Já não é novidade que São Paulo cresce como destino turístico. A cidade, que deve fechar o ano 12 milhões de turistas (20% a mais que em 2007), vai além de pólo de negócios na América Latina e capital da cultura e do conhecimento. A metrópole cresce também como destino para um novo segmento, o do turismo esportivo.

Em outubro já é dada a largada ao “Circuito do Automobilismo”, quando o auto-esporte toma conta de São Paulo. De 30 de outubro a 9 de novembro acontece o 25º Salão do Automóvel, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. É a maior feira automobilística da América Latina, palco para montadoras nacionais e internacionais e outras empresas do ramo mostrarem os lançamentos do setor e os mais cobiçados objetos de desejo de milhões de apaixonados por carro. Também chega a São Paulo na mesma época nada menos que o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos. A prova, que mais uma vez encerra e decide o campeonato, acontece no domingo, dia 2 de novembro, com treinos na sexta e sábados anteriores. Trata-se de um dos eventos que mais atraem turistas e o que mais movimenta a economia da cidade, já que é a única prova da categoria da América Latina. Juntos os dois eventos (Salão e F1) atraem 285 mil turistas para a capital paulista e movimentam mais de R$ 355 milhões na economia da cidade, gerando ou mantendo por um ano cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos.

Mas o turismo esportivo em São Paulo tem muitas outras atrações. E com a Copa do Mundo de 2014 já garantida no País, o futebol nacional está ainda mais em evidência como arte e produto de interesse turístico. A mais nova atração é o aclamado Museu do Futebol, inaugurado no dia 1º de outubro no Estádio do Pacaembu. Por meio de vários recursos tecnológicos, três eixos norteiam a visita do museu: emoção, história e diversão. O visitante começa o percurso no saguão de entrada, batizado como Sala do Torcedor, onde estarão reunidos objetos utilizados pelos torcedores. Imagens dos craques em painéis multimídia são exibidas na Sala dos Anjos Barrocos.  Personalidades como Zagalo, Armando Nogueira, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Arnaldo César Coelho, Daniel Piza, João Gordo, Marcelo Tas e Ruy Castro descrevem seus gols preferidos na Sala dos Gols. Narrações originais de Ary Barroso, Fiori Gigliotti, Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral, Jorge Cury e Osmar Santos estão disponíveis na Sala do Rádio. Tem ainda a Sala das Origens, dos Heróis, das Copas do Mundo, a Sala Experiência Pelé e Garrincha, entre outras. O visitante pode até mesmo chutar um pênalti no qual o goleiro é virtual, medir a potência de seu chute, jogar pebolim e disputar uma partida de futebol onde o campo é feito com luzes projetadas no chão. O local conta ainda com o Bar do Torcedor e uma loja com artigos esportivos.

O Museu do Futebol promete ser o mais visitado do País e pode atingir cerca de 600 mil pessoas por ano. Desse total, estima-se que 40% serão de fora da cidade (240 mil turistas anuais), sendo 5% estrangeiros e 95% brasileiros de todas as cidades e estados do País, segundo levantamento da São Paulo Turismo. Se esses turistas permanecerem pelo menos um dia na capital paulista, podem gerar para a cidade mais de R$ 75 milhões ao ano.

Outra atração que incrementa o turismo esportivo na cidade é o Estádio do Morumbi, que lançou o MorumbiTur e já faz parte do roteiro de algumas agências da cidade. Conta com o novíssimo Bar Santo Paulo, que tem uma visão privilegiada do campo, deck ao ar livre, sala de jogos, área vip, uma mega loja de artigos esportivos e pretende criar uma biblioteca e um mini-cinema.

A Virada Esportiva é mais uma grande atração que une esporte e turismo. O objetivo da segunda edição, que será realizada nos dias 15 e 16 de novembro, é proporcionar centenas de atividades pela cidade durante 24 horas ininterruptas. Serão mais de 30 modalidades entre as consideradas tradicionais (vôlei, ciclismo, boxe, futebol, basquete, handebol, xadrez, tênis, dentre outras), os mais inusitados como os Jogos Boêmios na Vila Madalena e esportes pouco difundidos no país como golfe, rúgbi, futebol americano, esgrima e badminton - e artes marciais (taekwondo, karatê, judô). Em 2007, a Virada Esportiva reuniu mais de um milhão de pessoas, sendo que foram realizadas aproximadamente 18 mil competições em mais de 230 de locais simultâneos.
 
Nordeste brasileiro intensifica divulgação no exterior – Representados pela Fundação CTI/NE, os nove Estados da região aparecem em todas as suas formas e cores na campanha publicitária veiculada na mídia de duas capitais européias, Lisboa e Roma, até 15 de dezembro próximo. Iniciadas em meados de setembro deste ano, as inserções, num total de 63, demandam recurso total de R$ 3,85 milhões, dos quais R$ 3,5 milhões na forma de repasse da Embratur e R$ 350 mil divididos em cotas entre os Estados. As peças aparecem na mídia especializada em turismo, em revistas de grande circulação, veículos focados no mundo das celebridades e em ônibus – este último uma exclusividade no mercado de Lisboa. Mas a divulgação do Nordeste do Brasil além das fronteiras do País não se restringe à publicidade. A participação da CTI/NE na FIT, que tem início em Buenos Aires, daqui a dois dias e se estende até o dia 4 de novembro é prova disso. Na oportunidade também serão anunciados os detalhes da 18a Brazil National Tourism Mart – BNTM. 

(JA)