São Paulo ganha Anuário do Turismo Paulista- Show Case 2009

O lançamento que aconteceu, nesta quinta-feira (5), na sede da Secretaria de Turismo, conta com versões em espanhol, inglês e português. O novo produto coloca o estado na rota

A cidade de São Paulo acaba de receber o Anuário do Turismo Paulista-Show Case 2009, um produto da Federação de Convention & Visitors Bureaux,com a apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo.

O lançamento que aconteceu, nesta quinta-feira (5), na sede da Secretaria de Turismo do estado, conta com versões em espanhol, inglês e português. O novo produto coloca o turismo paulista na vitrine do país e do mundo, exibido em 178 páginas- com os roteiros dos principais circuitos e estâncias turísticas do estado, além de um guia de compra e agenda de eventos e negócios.

Para o vice-presidente da SPTuris, Tasso Gadzanis, mesmo com a crise a cidade de São Paulo ainda atinge patamares de destaque."São Paulo continua sendo portão de entrada do turismo do país, só em 2008, mais de 11 milhões de turistas passaram pela capital paulista, o que desencadeia boa parte do turismo nacional".   

Marcio Santiago, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau de São Paulo, destaca que a mobilização  entre o setor público/privado é a alavanca para  desenvolvimento de diversas ações na divulgação do destino.

"Juntamente com a Secretária de Turismo de São Paulo, criamos ferramentas para desenvolver o marketing do destino que hoje é considerado o principal receptor de turistas. O anuário traz ao alcance  das Entidades, Convention Bureaux, Secretárias de Turismo, Agências a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a riqueza da cidade dos negócios; cultura/arte; gastronomia, e outros diversificados atrativos".

O secretário de turismo do estado, Claury Alves da Silva, enfatiza que o anuário contempla todos os 67 circuitos e instâncias turísticas. "Acredito que esta nova ferramenta possibilitará o acesso na busca dos encantos de São Paulo. A mobilização entre os diversos setores faz com que a comercialização do destino articule novos investimentos".

O secretário enfatiza que este ano o governo investirá R$ 173 milhões em obras de infra-estrutura em benefício do turismo e na divulgação do destino para a Copa de 2014. "Este é o momento de apresentar o potencial do turismo paulistano, seja como negócio ou lazer. Com o mega evento que é a Copa do Mundo (2014) e a Copa das Confederações (2013),  esta será mais uma das ferramentas de divulgação para fomentar o turismo na capital e outras regiões do estado". 

Nesta primeira etapa 5 mil exemplares serão distribuídos para entidades ligadas ao setor; e até dezembro deste ano, será lançada a segunda edição do anuário.

Pólo emissor do país

São Paulo é considerado portão de entrada de turistas estrangeiros, dentre os 30 principais destinos turísticos brasileiros mais visitados pela população, cinco estão no estado: São Paulo, Praia Grande, Ubatuba, Caraguatatuba e Santos. O estado possui 300 municípios com potencial turístico, inclusive estâncias turísticas,e é considerado 1º destino turístico do país atingido 35% do empresariado nacional do setor, e responsável por 41% do faturamento do turismo nacional.