São Paulo dá início às comemorações dos cem anos da imigração japonesa

A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, 14, a divulgação do calendário oficial da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em evento que aconteceu no

A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira, 14, a divulgação do calendário oficial da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em evento que aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi, com presença de representantes da colônia, que só na capital paulista abriga dois terços nos nipônicos que moram no Brasil.

 

As comemorações oficiais serão realizadas na semana de 13 a 22 de junho, com a Semana da Cultura Japonesa, no Auditório Elis Regina, no Anhembi. O investimento para a semana de eventos chegará a R$ 11 milhões. Em todo o país está previsto uma média de 400 eventos para festejar a data de 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos (SP), trazendo os primeiros 781 imigrantes e, 12 passageiros independentes. A partir daí, o grupo subiu a serra de trem e começou a escrever sua história, que começou na lavoura.

 

“A integração entre os japoneses e os representantes das mais diversas etnias e crenças presentes no país em São Paulo é um exemplo de que essa cidade é multicultural, um símbolo para muitas cidades do mundo. Essa festividade comprovará a relação harmoniosa dos japoneses com os brasileiros”, afirma Kokei Uehara, presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (ACCIJB).

 

De acordo com a organização, os dias 21 e 22 serão o ápice da comemoração, em que o sambódromo será o palco da abertura oficial, das apresentações artísticas, cerimonial e desfile da escola de samba Unidos da Vila Maria junto com o maior grupo de Tae kon Do do mundo, com cerca de mil integrantes.

 

A associação para os eventos comemorativos do Centenário foi criada ainda em 2003, com a participação de Caio Luiz de Carvalho, atual presidente da SPTuris, que teve a missão de englobar a Prefeitura de São Paulo e o Governo Estadual nos planejamentos e outras ações.

 

Para o prefeito Gilberto Kassab, “mais que festividades, estamos comemorando o centenário das relações formais entre o Brasil e o Japão”, ressalta. “Hoje, a cultura e a gastronomia japonesas já fazem parte do cotidiano de São Paulo”, complementa Kassab.

 

O presidente da SPTuris estima que durante as Semana da Cultura Japonesa, mais de dois milhões de pessoas participem dos eventos. “Vamos trabalhar com a distribuição de material promocional em português e japonês durante a semana e lançar também material para divulgação pelas agências de turismo japonesas”, diz Carvalho.

 

 

Novo complexo esportivo homenageará o centenário

 

Durante a apresentação do calendário de comemorações, Stela Goldenstien, secretária-adjunta municipal, anunciou que a Prefeitura iniciará nas próximas semanas a construção do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão, um espaço destinado à prática de atividades ligadas à comunidade como o baseball, gateball e sumô.

 

Serão duas quadras oficiais de baseball e um de treinamento, três quadras de gateball, a ampliação da área para sumo, além de jardim com arquitetura e paisagismo tradicional japonês, espelho de água, córrego e pontes, cerejeiras e área verde.

 

“Vamos ampliar uma área ao lado do Rio Tietê, onde está a avenida Presidente Castelo Branco, ajudando, inclusive, na revitalização do Centro de São Paulo. Ainda no terreno, perto do Rio Tamanduateí, será erguido um marco simbólico do Centenário da Imigração Japonesa e um teatro japonês”, detalha a secretária.

 

O montante a ser investido é de R$ 2,5 milhões, sendo que a primeira parte da obra, como as quadras, estará concluído até o final do primeiro semestre, quanto ao restante ainda não há previsão.

 

Serviço

www.centenario2008.org.br