Salvador conta com 30 voos internacionais por semana

Noventa e oito por cento dos 314 passageiros do vôo IWD 9807 da Iberworld vindo de Madri para Salvador, na última terça-feira (3) eram estrangeiros. Os turistas desembarcaram às 20h45 dispostos a aproveitar todos os atrativos que fazem da capital baiana um dos principais destinos turísticos da Europa. Este é o 5º vôo semanal direto de Madri, o 30º regular internacional direto para Salvador, e deve incrementar ainda mais o fluxo de hispânicos em território baiano, já que a Espanha é o 2º emissor de visitantes para a Bahia. Portugal é o primeiro e a Alemanha, o terceiro.

"Os mercados de Portugal e Espanha são os de maior potencial hoje para nós, por isso a Setur e a Bahiatursa contrataram uma representante sediada em Frankfurt, na Alemanha para cobrir a Europa e fazer um diagnóstico nesse mercado em expansão", disse Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa.

Ao lado do secretário Domingos Leonelli, Emília era só comemoração no receptivo preparado pelo órgão no aeroporto Internacional de Salvador. Para Emília, o maior desafio para o setor é, além de atrair, manter os vôos regulares na baixa estação. "È um trabalho de vários meses de negociação para captar uma linha regular da Europa, e, vê-lo lotado nos deixa muito alegres", afirmou a dirigente.

Aline e Jacira Nazaré, mãe e filha, aguardavam desde as 16 h para fazer o receptivo. Trajadas de baianas, elas distribuíram camisetas da Bahia, fitinhas do senhor do Bonfim e um guia turístico em espanhol com detalhes de hotelaria, restaurantes e demais serviços.

Segundo o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a Setur vai trabalhar para manter essa movimentação também na baixa estação. "Por enquanto, nós estamos tirando partido dessa crise financeira internacional porque o Brasil está mais barato lá fora. Depois, quando os efeitos se fizerem mais fortes, vamos nos reorganizar para explorar o turista interno", afirma o secretário.

(JA)