Salão do Automóvel deve movimentar R$ 230 milhões ao turismo

Lançamentos e novidades serão os pontos fortes do 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2008, o maior e mais completo evento da indústria automobilística da América Latina, organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Os números deste ano prometem o maior salão da história. São 170 expositores apresentando suas novidades a um público estimado em 600 mil visitantes. Das cerca de 40 marcas confirmadas para o evento, todas já anunciaram lançamentos que irão mexer com a imaginação dos visitantes.

Além dos estandes das marcas participantes, o público encontrará inovações que visam garantir mais conforto e comodidade, como ilhas de descansos espalhadas pelo pavilhão. A organização também disponibiliza transporte gratuito da estação de metrô tietê até o Anhembi, tendo início uma hora antes da abertura da feira e até uma hora após o fechamento.

"Nesta edição, pela primeira vez os ingressos puderam ser comprados antecipadamente pela internet. Providenciamos melhoras na sinalização dentro do Anhembi e também um Centro de Serviços aos Visitantes para fornecer informações sobre trânsito e transporte, além do suporte necessário para que a visita seja o mais agradável possível", destaca o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera. "Além disso, a partir desse ano, o Salão do Automóvel faz parte do calendário de eventos Motorshow da Oica (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), que reúne as associações nacionais dos fabricantes de veículos automotores",acrescenta Evaristo Nascimento, Diretor de Feiras da promotora.

Semana do Automóvel aumenta economia da maior cidade do país

O fim de ano promete ser bem agitado para a economia e o turismo na cidade de São Paulo. A realização do GP do Brasil de Fórmula 1 no mesmo fim de semana da abertura do Salão Internacional do Automóvel prevê a ocupação recorde dos hotéis da cidade.

A São Paulo Turismo (SPTuris) estima que, em 2008, haverá uma taxa de ocupação da rede hoteleira da ordem de 70% com a recepção de cerca de 12 milhões de visitantes, contra 67% de taxa de ocupação em 2007 com 10 milhões de turistas. "Um evento que deve ter um público superior a 600 mil pessoas, dentre as quais mais de 40% de turistas, sendo 15% estrangeiros, deve gerar uma renda para a cidade estimada para este ano em mais de R$ 125 milhões", informa o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

O presidente da SP Convention & Visitors Bureau, Orlando Souza,destaca o fato de a cidade de São Paulo, que possui 410 hotéis num total de 42 mil quartos, não precisar investir em sua rede hoteleira para atender a grandes demandas como a da Semana do Automóvel. "São Paulo é a única cidade do mundo que não precisa construir hotéis quando sua capacidade hoteleira se esgota, pois cidades vizinhas, como Santos, as do ABC, Guarulhos, Jundiaí e até Campinas conseguem suprir as necessidades, chegando à capacidade de 55 mil quartos", afirma Souza.

As entidades ligadas ao turismo de São Paulo esperam aumentar a receita neste período em aproximadamente R$ 230 milhões contra R$ 200 milhões registrados em 2007.

Serviço
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209- Santana- São Paulo 
www.salaodoautomovel.com.br

(JA)