Salão 2008 se consolida como feira para consumidores

Evento termina com um saldo de 60 mil visitantes, R$ 258,8 mil em vendas de artesanato e 2,4 mil pessoas participando das palestras do Núcleo de Conhecimento O desafio proposto para o 3º Salão do

Evento termina com um saldo de 60 mil  visitantes,  R$ 258,8 mil em vendas de artesanato e 2,4 mil pessoas participando das palestras do Núcleo de Conhecimento

O desafio proposto para o 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil era o de transformar o evento numa grande oportunidade para a comercialização de produtos e serviços turísticos ao público final. O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, afirmou que essa proposta foi cumprida. "As empresas presentes na Área de Comercialização se mostraram satisfeitas. A parte institucional ainda tem que se aperfeiçoar, mas ficou evidente para todos que o Salão tem viabilidade comercial e isso garante a continuidade do evento".

De acordo com o diretor de eventos da Alcântara Machado (organizadora oficial do Salão do Turismo e responsável pela Área de Comercialização), Eduardo Sanovicz, 72% dos expositores que vieram para o 3º Salão vender seus produtos já renovaram e ampliaram contratos para o Salão 2009. "Isso demonstra que as empresas aprovaram o novo formato e vêem boas perspectivas para a próxima edição do evento".

O secretário Airton Pereira divulgou ainda os resultados parciais do 3º Salão do Turismo. Até às 12h de sabado (21), o público visitante era de 60 mil pessoas; o artesanato e as jóias haviam somado R$ 258,8 mil em vendas; a agricultura familiar R$ 66,7 mil; e 2,4 mil pessoas haviam participado das palestras do Núcleo de Conhecimento.

Entre os números parciais, outros destaques foi a Rodada de Negócios, que resultou em expectativas de negócios para os próximos 12 meses da ordem de R$ 47,7 milhões em vendas e de R$ 24,3 milhões pelos compradores. "Essa terceira edição do Salão do Turismo funcionou como uma primeira experiência, pois estamos num novo momento, com mudanças no formato e em conceitos do evento", disse Airton Pereira.

Setor privado comemora vendas - A comercialização de pacotes turísticos para os vários destinos brasileiros surpreende as operadoras nacionais, agências de turismo e meios de hospedagem que participam do 3º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. A gerente de vendas da CVC, na regional de São Paulo, Viviane Pio, assegura que as vendas, nessa edição do Salão, estão superando as expectativas. Ela atribui essa boa notícia à forma de como a feira foi montada, reservando área específica para a comercialização diferenciada dos produtos turísticos.  Segundo ela, Ceará e Rio Grande do Norte disputam a ponta entre os destinos mais procurados. (VB)