A revitalização da Estação Rodoviária de Porto Alegre sofreu retrocesso, nessa quarta-feira, quando o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) divulgou a necessidade da realização de uma nova análise do estudo de viabilidade econômica e financeira. O terminal não deve estar renovado para a Copa de 2014, como era planejado. O Daer admitiu que o estudo, realizado anteriormente por um técnico econômico do órgão vinculado à Secretaria Estadual de Obras Públicas, deverá ser refeito pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.
O objetivo, de acordo com o Daer, é evitar que o processo de licitação não tenha nenhum interessado. Conforme a programação do edital, o vencedor deveria ter sido apresentado nesta semana. Duas empresas se qualificaram na concorrência, porém ambas apresentaram propostas fora das especificações contratuais. O diretor de Transportes do Daer, Saul Sastre, admitiu que o estudo continha problemas, com receitas superestimadas e despesas subestimadas.
Dentre os indicadores que estão sendo questionados pela Comissão de Licitação, explicou Sastre, destacam-se o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), ambos considerados pouco atrativos para o atual contexto econômico. "A prudência no processo garante um resultado final positivo, assim como vem ocorrendo na licitação das demais rodoviárias do Estado', afirmou.
Segundo ele, a atual estrutura terá capacidade de atender ao movimento esperado para a Copa. De acordo com o chefe de Operações da Rodoviária, Jorge Rosa, a média de movimentação no terminal, entre partidas e chegadas, é de cerca de 30 mil pessoas/dia. Em finais de semana e datas especiais, chega a 45 mil.
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