Estudo da MasterCard classifica 132 cidades, baseado no número de viajantes internacionais.
A MasterCard acaba de divulgar estudo que aponta o Rio de Janeiro como a cidade que vai registrar maior crescimento no número de visitantes em 2012. Se comparado ao ano passado, a Cidade Maravilhosa saltará para o primeiro lugar do ranking mundial, alcançando a maior taxa de recepção de visitantes internacionais (28,6%), a frente de cidades como Tóquio (21,5%), Quito (18,8%), Abu Dahbi (17.9%) e Dubai (15,3%).
O estudo mostra também qual o volume de dinheiro gasto por esses visitantes. Neste quesito, o Rio de Janeiro ocupa a 13º posição mundial entre os destinos com maior aumento nos gastos, registrando crescimento de 16,1% em 2012, se comparado a 2011. Calcula-se que os visitantes irão gastar juntos cerca de 1.1 bilhão de dólares na cidade.
O Índice MasterCard de Destinos Globais classifica 132 cidades em termos de número total de visitantes internacionais e as despesas desses visitantes nas cidades de destino, e prevê o crescimento do número de visitantes e passageiros o ano de 2012.
O Índice apresenta uma visão da economia global, do ponto de vista da conectividade entre as cidades, especialmente em termos de viagens internacionais e gastos transnacionais. O quadro emergente dessa rede de conectividade entre os destinos globais pode servir como um novo mapa para entender melhor o fluxo dinâmico do comércio no mundo. Este Índice e os relatórios associados não estão baseados em dados de volumes ou transações da MasterCard. Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.
Em relação aos principais destinos da América Latina e Caribe (LAC), a previsão é de crescimento do número total de visitantes, atingindo 16,6 milhões em 2012. As previsões de crescimento para esta região são muito positivas, tanto no número de visitantes nas 10 maiores cidades da região (aumento de 7,3%), quanto em gastos internacionais (aumento de 7,9%).
“Apesar dos desafios econômicos do mundo inteiro, o Índice de 2012 está prevendo forte crescimento do número de visitantes internacionais e de suas despesas de consumo em vários lugares do mundo”, explicou Dr Yuwa Hedrick-Wong, assessor econômico global da MasterCard Worldwide e autor do relatório. “Por exemplo, a tendência de viagem para a cidade de Rio de Janeiro é bem positiva, talvez reflexo dos importantes eventos esportivos que vão acontecer na cidade nos próximos anos.”
Os números também são favoráveis para cidades emergentes, com aumento do número de visitantes em 2012 em cidades como Recife, Belo Horizonte , Monterrey, no México, Quito, Bogotá e San José, além do Rio de Janeiro, que já foi mencionado.
Classificação América Latina do Índice de Destinos Globais 2012
As cidades que ocupam as primeiras colocações da classificação de destinos regionais para turistas internacionais são: 1) Cidade do México, México; 2) Buenos Aires, Argentina; 3) São Paulo, Brasil; 4) Lima, Peru; 5) Bogotá, Colômbia; 6) San Jose, Costa Rica; 7) Santo Domingo, República Dominicana; 8) Rio de Janeiro, Brasil; 9) Caracas, Venezuela e 10) Quito, Equador.
Os 10 principais destinos da América Latina de acordo com o consumo de visitantes internacionais são: 1) Buenos Aires, Argentina; 2) São Paulo, Brasil; 3) Cidade do México, México; 4) Lima, Peru; 5) Bogotá, Colômbia; 6) San Jose, Costa Rica; 7) Rio de Janeiro, Brasil; 8) Santo Domingo, República Dominicana; 9) Caracas, Venezuela e 10) Quito, Equador.
Visitantes Internacionais das Cidades de Destino da LAC
Brasil registra maior crescimento regional. Entre os 10 principais destinos da América Latina, o Rio de Janeiro é a cidade com maior crescimento em número de visitantes: 28,6%. Já a cidade de Quito, com crescimento previsto de 18,8%, ingressa pela primeira vez na lista dos 10 principais destinos da América Latina.
A Cidade do México, com 3,5 milhões de visitantes, devem receber mais visitantes de qualquer cidade da América Latina e deve ser o principal destino da região. Buenos Aires segue logo atrás, com 2,6 milhões de visitantes. Juntas, as duas cidades devem receber mais visitantes internacionais (2,6 mi e 3,5 milhões) do que San Francisco, Washington D.C, Atlanta, Houston e Vancouver.
Maior volume de visitantes que chegam à América Latina são dos Estados Unidos ou da própria região.
Com base em viagens aéreas, a maioria dos visitantes chegando a cidade mais procurada da América Latina – Cidade do México – são dos Estados Unidos, de cidades como Miami, Houston, Nova York e Los Angeles. O número de visitantes indo a Cidade do México de Miami e Nova York deve crescer 17,1% e 12,5%, respectivamente, enquanto o número de visitantes de Los Angeles e Houston deve cair 20,7% e 0,8%, respectivamente.
Despesas dos Visitantes na América Latina
Os viajantes gastam mais em cidade de Buenos Aires, São Paulo fica em segundo lugar.
Além da grande quantidade de visitantes internacionais, a cidade de Buenos Aires está no topo do ranking das cidades da América Latina em consumo por visitantes, com US $3 bilhões. A cidade de São Paulo fica em segundo lugar, com US$ 2,9 bilhões, perdendo o primeiro posto do ranking que alcançou em 2011, depois de registrar uma queda de 5%.
A cidade de Quito, em décimo lugar, revela o maior crescimento em gastos de turismo, 26,3%, seguida por Bogotá, com um crescimento forte de 24,8%.
A previsão é de uma queda brusca de 9,3% no consumo de visitantes internacionais na cidade de Caracas, comparado a 2011.
Apesar da previsão de queda dos gastos internacionais por visita para US$ 982 na região da América Latina, esse número é 0,6% maior que o ano passado.
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Londres é o destino mais popular para viajantes internacionais. Sua classificação geral é resultado da previsão de crescimento de 1,1% do número total de visitantes internacionais, que representa 16,9 milhões de pessoas. O consumo dos viajantes também deve crescer em 10,3%, o que significa US$ 21,1 milhões. Se essa tendência atual de crescimento foi mantida, a MasterCard acredita que até 2025, a cidade de Londres pode ganhar o título da “capital sem uso do dinheiro em papel moeda”, porque o número de pagamentos realizadas pelos meios eletrônicos deve ultrapassar o número de transações realizadas em dinheiro.
Metodologia - O Índice de Destinos Globais da MasterCard Worldwide é compilado a partir das informações de voos e capacidade de voos adquiridas da OAG Global, um provedor de dados sobre a aviação internacional. Os horários de voos também são usados para calcular a frequência de voos entre cidades pares. As companhias aéreas também divulgam a taxa histórica de ocupação de voo, assim como horários antecipados, que são utilizados para estimar dados reais de passageiros e partidas e também a previsão de partidas para o próximo ano.
Cada voo inclui visitantes do país de embarque, residentes retornando à cidade de destino depois de visitar o país de embarque e um terceiro grupo: não residentes que fazem conexão entre os países de embarque e destino a caminho de um segundo destino. Esse grupo pode representar uma proporção muito pequena de passageiros em cidades que não são "hubs", mas muito grande em cidades de destino que operam como "hubs", como a Cingapura, Amsterdã e Frankfurt.
O Banco de Dados de "Comércio em Serviço" e o "Componente de Viagens", das Nações Unidas, inclui estimativas anuais do consumo internacional de residentes (mas não inclui o valor da passagem aérea comprado no país de origem). Aplica-se um algoritmo ao valor total de consumo no exterior e o número estimado de embarques para apurar uma estimativa das despesas internacionais por passageiro embarcando para o exterior.
Essas estimativas necessariamente incluem uma margem de erro, por que nem toda viagem ao exterior é da mesma duração e o custo de vida varia entre diferentes cidades de destino, mesmo em viagens da mesma duração, ou seja, o consumo por passageiro é muito diferente entre destinos diferentes.
Essa margem de erro é muito reduzida aplicando um consumo mínimo como parte do algoritmo, depois de testes iterativos (US$ 500 por viagem para um país vizinho de destino e US$ 700 por viagem para um país não vizinho).
Lembramos que o ranking das cidades para o Índice de Destinos Globais 2011 da MasterCard é alterado de acordo com as informações disponibilizadas no futuro.
Sobre Dr. Yuwa Hedrick-Wong, Ph.D., Assessor Econômico Global da MasterCard Worldwide
Dr. Yuwa Hedrick-Wong é um estrategista empresarial e economista com 25 anos de experiência adquirida em mais de 30 países. Ele assumiu o posto de Assessor Econômico Global da MasterCard Worldwide em 2009. Antes de assumir essa posição, foi Assessor Econômico da MasterCard para a região da Ásia/Pacífico, um posto que ele assumiu em 2001. No cargo de assessor econômico. Preside o Painel de Conhecimento da MasterCard, uma entidade de economistas, analistas políticos, acadêmicos e estrategistas empresariais de renome para o compartilhamento e troca de conhecimento. Em 2007, assumiu o cargo de Assessor do Southern Capital Group, um fundo de participações; e em 2008 foi nomeado membro do Conselho de Investimento da ICIC, o maior banco privado da Índia.
Dr. Yuwa também é Professor convidado de negócios internacionais do HSBC, na University of British Columbia, Vancouver, B.C. Canadá, e frequentemente dá palestras para várias conferências internacionais de renome.
Sobre a MasterCard - MasterCard(NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa global de tecnologia e pagamentos. Ela opera a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, lojistas, empresas comerciais e estatais em mais de 210 países e territórios. Com os produtos e as soluções da MasterCard, as atividades comerciais cotidianas – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerenciar as finanças – ficam mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @mastercardnews, acompanhe o blog Cashless Conversations Blog e inscreva-se para receber as notícias mais recentes.
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