Rio CVB/Visit Rio divulgou pesquisa sobre a atração de eventos esportivos aos comitês olímpicos do Brasil

O encontro contou com a presença de dezoito representantes de diversas modalidades esportivas.

Uma iniciativa destinada a atrair eventos esportivos para o Rio de Janeiro está em sua segunda fase. Nesta etapa, a cidade está buscando se candidatar como sede para torneios, jogos, campeonatos e Olimpíadas. O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio) se reuniu nesta manhã com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dezoito representantes de modalidades esportivas, com o objetivo de facilitar a comunicação entre os comitês olímpicos e as partes envolvidas na atração desses eventos.

Esse projeto é resultado de uma colaboração entre a entidade organizadora, a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Esportes, que firmaram um convênio com a 2IS, uma consultoria suíça especializada em identificar oportunidades de eventos esportivos.

"Os eventos esportivos estão no nosso radar desde 2019, quando assinamos um convênio com o COB. E agora, são indispensáveis em nosso calendário. Nossa avaliação é de que os comitês vão desempenhar um papel estratégico nessa etapa do projeto, que tem como objetivo final consolidar a cidade do Rio - que já foi palco de grandes competições - como destino dedicado ao esporte", declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/Visit Rio. 

Além das possibilidades apontadas pela consultoria 2IS, o secretário de Esportes da cidade, Guilherme Schleder, ressaltou que a comunicação com os comitês pode ser benéfica na atração de eventos esportivos menores. "A consultoria aponta torneios de prestígio mundial, o que muito nos interessa. Mas elencamos uma série de eventos que poderiam ser realizados ainda este ano, com apoio direto da Prefeitura, sem a necessidade de articulação com outros órgãos. Eventos de pequeno porte também são importantes para a cidade", disse.

“A reunião foi muito bem sucedida em seu objetivo de promover uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB/Visit Rio. A Prefeitura do Rio deseja criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que possui estruturas de nível olímpico. A partir de agora, cada confederação vai tratar diretamente com o Rio CVB/Visit Rio”, explicou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.

De acordo com Jodson Eddington, líder do Comitê Brasileiro de Tiro Esportivo (CBTE), o programa já está gerando possibilidades para essa modalidade esportiva. "Estamos em contato com o Rio CVB/Visit Rio e o diálogo tem sido bastante proveitoso. Com a orientação da equipe, estamos trabalhando na candidatura da cidade para o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo em 2025", disse.

O encontro contou com a presença de representantes de diversas modalidades esportivas, incluindo Triatlo, Taekwondo, Esgrima, Desportos Aquáticos, Pentatlo Moderno, Ginástica, Luta Olímpica, Basquete, Atletismo, Judô, Voleibol, Golfe, Remo, Canoagem, Rugby, Esportes de Inverno e Escalada Esportiva.

Sobre o projeto

De acordo com o primeiro levantamento realizado pelo "Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos", a cidade possui condições para sediar até 73 eventos esportivos de renome mundial. O estudo, apresentado em uma cerimônia realizada em janeiro no Palácio da Cidade, inclui eventos de grande impacto global, como o Mundial de Futebol Feminino, Basquete Masculino e Feminino, Vôlei, Hipismo, Ciclismo e Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe). De acordo com estimativas do Rio CVB/Visit Rio, se o Rio de Janeiro for bem-sucedido em atrair os dez eventos mais importantes dessa lista, isso poderá gerar um aumento de aproximadamente R$ 15 bilhões na atividade econômica local em uma década.