Revista traz roteiro de inverno no sul do país

Lareira, boa comida, vinhos e muita mordomia. Neste roteiro pelo sul do Brasil e pelos países vizinhos, preparado pela Elle, o inverno tem tudo para ser a estação mais gostosa do ano

PUERTO VARA, CHILE

Um roteiro para curtir o frio não poderia ficar sem a região dos lagos Andinos, no Chile. Prepare-se para acordar e dormir admirando um dos vulcões mais lindos do mundo, o Osomo. Com seus 2.260 m de altura, ele tem um pico perfeito, sempre branquinho, e o lago Llanquihue a seus pés. A 40 km a leste do vulcão, fica a cidade de Puerto Varas, endereço do Yan Kee Way Lodge. O hotel recebe muitos adeptos da pesca esportiva, mas você não precisa nem chegar perto de uma isca para curtir o lugar. Pode cavalgar, fazer trekking e piqueniques ou simplesmente ficar suspirando diante da beleza deste trecho da Patagônia chilena.

BENTO GONÇALVES, RIO GRANDE DO SUL

Privacidade, atendimento personalizado e a visão do pôr-do-sol nos parrerais são algumas das atrações da Pousada Borghetto Santanna, em Bento Gonçavel. São três casas em estilo colonial italiano e quatro suítes com vista para a paisagem do vale dos Vinhedos. O lugar é para quem não quer saber da hotelaria tradicional e busca um clima mais intimista, com mimos como o café-da-manhã servido em cestas de piquenique, recheadas com produtos caseiros. Como não há restaurante na pousada, a sugestão é experimentar as tradicionais casas de massas e galetos da região. Para uma cozinha mais sofisticada, a dica é o Leopoldina, do hotel Villa Europa.

VILLA LA AGOSTURA, ARGENTINA

À cerca de uma hora e meia de Bariloche, Villa La Agostura não fica nada a dever em termos de charme e opções de compra para a concorrida estação de esqui. Com um ar chic e despojado ao mesmo tempo, este pedaço da Patagônia argentina oferece uma paisagem pincelada pelo azul dos lagos, que parece uma pintura. Tudo isso com a vantagem de ser muito mais tranqüila que Bariloche ? e de abrigar um Relais&Chateaux, que deixa a vida com sabor de perfeição. À beira do lago Nahuel Huapi, o hotel Las Balsas é uma casa de dois andares com 15 quartos e três suítes, todos decorados individualmente. O hotel tem ainda spa com piscina climatizada e jacuzzi ao ar livre, além de sauna e vários tipos de massagens e tratamentos corporais e faciais.

GARZON, URUGUAI

Com cerca de 200 habitantes, o povoado de Garzon, na serra do Uruguai, parece um refúgio esquecido pelo mundo. E foi exatamente isso que fascinou Francis Mallmann. O festejado chef de cozinha argentino escolheu o lugar para estabelecer seu hotel-restaurante. São apenas cinco quartos, decorados com móveis que Mallmann trouxe de Nova York. O cardápio do restaurante leva produtos regionais e peixes da costa. O chef é preciso no que faz, tanto nos jantares que assina na Casa Rosada, em Buenos Aires, como neste hotel. No El Garzon, ele empresta poesia e estilo para compor cada cantinho. O resto fica por conta do horizonte largo e da paz de espírito trazida pela amplidão das terras.(VB)