Os participantes do Fórum Legislativo para Desenvolvimento Sustentável do Turismo Brasileiro avaliam que a crise financeira internacional deve ser encarada como uma oportunidade para o fortalecimento do turismo doméstico, com possibilidade de aumentar a participação do Brasil no mercado mundial.
O encontro ocorreu na última segunda-feira (1),em Aracaju (SE). Parlamentares, empresários do setor, representantes do governo federal, de estados e municípios debateram o desenvolvimento do turismo no Brasil, a partir da perspectiva de prepará-lo para enfrentar os possíveis efeitos da crise.
O ministro do Turismo,Luiz Barretto, destacou que a crise aqueceu o turismo brasileiro e gerou queda na venda de pacotes internacionais."Se por um lado tivemos uma queda de 30% na venda de pacotes para o exterior, por outro, o turismo doméstico está sendo altamente favorecido com essa nova conjuntura. Já podemos afirmar que houve um crescimento de pelo menos 20% na venda de pacotes nacionais".
Além de Barretto, participaram do evento o governador de Sergipe, Marcelo Déda; o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Albano Franco (PSDB-SE); o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Adelmir Santana (DEM-DF); o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Bismarck Maia; e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.
(JA)
Comentários