Reformas do Anhembi já começam a ser percebidas

Depois de quase 40 anos de sua construção, o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, maior espaço coberto e contínuo para feiras e exposições da América Latina, passa por importante plano de reformas estruturais.

 

Promotores e expositores já podem comemorar. Além da nova cobertura do telhado, que já garante, desde o final do ano passado, mais conforto térmico e acústico para o espaço, o Pavilhão conta agora com um piso totalmente recapeado com concreto asfáltico, o que garante perfeito nivelamento de seus mais de 70 mil metros quadrados. Para completar a obra, uma nova entrada monumental, toda em vidro e aço, está em fase de finalização.

 

As novas áreas nobres, onde antes estavam os já derrubados mezaninos sul e norte, ganham canaletas e fechamento especial. Os banheiros estão sendo reformados e os globos de iluminação, restaurados, respeitando o seu design original da década de setenta. Tal ação promove a melhora da iluminação de toda a área em pelo menos 30%.

 

Mas as novidades para o mais tradicional pavilhão de feiras e exposições do Brasil não param por aí. Ainda neste ano, o espaço será equipado por uma rede que permite acesso à Internet sem fio, monitoramento por meio de câmeras integradas à sistema de segurança, banheiros na área externa, vestiários para os montadores e ainda uma área definitiva para o credenciamento dos eventos, com todo o conforto e infra-estrutura necessários.

 

Projeto inclui todos os espaços do Anhembi Parque

 

A reforma do Pavilhão de Exposições é parte de um projeto muito maior, iniciado em 2007, que engloba todos os espaços do Anhembi Parque. As feiras e eventos que acontecem atualmente já contam com um novo cenário, mais espaços para eventos e áreas muito mais modernas e confortáveis. Atendendo a antigas reivindicações dos expositores, dos visitantes, e principalmente à demanda reprimida na cidade, foi realizada uma reforma aprofundada do espaço, que é a maior área para feiras de grande porte, congressos, shows e eventos corporativos da América Latina.

 

O estacionamento do Parque, o maior da cidade em número de vagas, também contou com modernização. Foi implantada sua completa automação e a instalação de 67 câmaras de vídeo, o que garante mais agilidade e segurança aos visitantes e menor impacto no trânsito das vias no entorno. Outro importante espaço do complexo, o Palácio das Convenções, teve sua área de exposições, ideal para feiras de pequeno e médio portes, ampliada em 4 mil m², com a criação de dois novos halls. Um novo sistema inteligente de ar-condicionado está sendo finalizado e seu piso de granito foi totalmente restaurado e polido.

 

No lugar onde hoje se encontram salas estáticas, o Palácio vai ganhar, também neste ano, salas reversíveis, que permitem ao usuário grande flexibilidade – sendo possível interligar espaços, utilizar pequenas salas para reuniões e palestras ou até mesmo transformar a área em um grande auditório para convenções, por meio de sistema de paredes deslizantes. Outro espaço já revitalizado é o Auditório Elis Regina, que ganhou melhorias no palco, infra-estrutura, acústica e iluminação.

 

As reformas, que estão sendo realizadas em todo o Anhembi ao longo de 2008, são de suma importância não somente para os expositores, mas para o turismo e a economia de São Paulo, já que o espaço recebe 30% de todas as grandes feiras e eventos que acontecem no país e está localizado no principal destino de negócios da América do Sul e o primeiro nas Américas em grandes eventos internacionais, segundo a ICCA. Cerca de 11 milhões de pessoas passam todos os anos pelo Anhembi. As obras garantem ao Parque – que completa 35 anos de existência – e também à cidade de São Paulo condições de igualdade na competição com os melhores e mais conceituados centros de exposições e feiras do mundo.

 

E como os eventos são o ponto forte da capital paulista, onde os visitantes de negócios representam mais de 50% do montante de 12 milhões de turistas que chegam à cidade anualmente, já estão em fase de análise os projetos de ampliação do Anhembi e também de construção de um novo espaço multiuso para eventos, feiras, convenções e arena para grandes shows em uma outra área.

 

 

(VB)