Moraes participa da feira em Madri promovendo a capital gaúcha em espaço no estande da Embratur. Também nesta quinta-feira participou da reunião dos Membros Afiliados Ibero-americanos da Organização Mundial de Turismo (OMT) onde apresentou a experiência da Capital na estruturação do segmento. Da reunião participaram representantes de membros afiliados da Argentina, Colômbia, Espanha e Uruguai.
Festival de Gramado - De acordo com Moraes, é forte a tendência de que o encontro de destinos que trabalham de forma organizada o segmento de Turismo Criativo no mundo ocorra no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), em um Salão de Turismo Criativo com a exposição de produtos pelos destinos e uma programação educativa sobre o segmento. “O Festuris é evento forte do setor e para Porto Alegre seria interessante pela proximidade geográfica e para dar maior visibilidade ao seu segmento de Turismo Criativo, estruturado de forma pioneira no país”, adianta Moraes.
Segundo o secretário, no país existem várias iniciativas que se baseiam no conceito do Turismo Criativo, de oferecer ao turista a possibilidade de fazer parte da vida dos lugares e das suas comunidades em oficinas e atividades que tenham como conteúdo a cultural local. “O que falta às cidades é a estruturação de programas de Turismo Criativo para entrar na rede e fortalecer o segmento nacionalmente.”
Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a integrar a Creative Tourism Network. Criada em 2012, na Espanha, tem como associados destinos consagrados como Barcelona, Ibiza e Galícia, na Espanha; Paris, Sant Feliu de Guixols e Le Louvre-Lens, na França; Quebec, no Canadá; Santa Fé/Novo México, nos EUA; cidades da Guatemala, Áustria, Bélgica, Japão e Tailândia. Pequenas cidades, como o povoado francês de Biot, com 9 mil habitantes, e bairros, como Bela Vista, em Barcelona, também estão na rede.
Comentários