Recife CVB lança Plano de Ação 2009

O ano de 2009 promete ser muito promissor para o turismo pernambucano, pelo menos no que depender do Plano de Ação do Recife Convention Bureau. Entre as metas estabelecidas, um aumento de 14% na quantidade de eventos nacionais captados e uma revisão no Planejamento Estratégico da entidade. Além disso, o novo site do Recife CVB terá padrão internacional.

O Planejamento Estratégico da entidade também será revisado em 2009. Lançado em 2006 com ações de trabalho sugeridas até 2010, o documento será avaliado visando a atualização do direcionamento que a entidade deverá seguir nos próximos dois anos. “Queremos estudar o que já foi feito e o que ainda precisa ser executado”, diz o presidente da entidade, José Otávio de Meira Lins.

A entidade participará das principais feiras e eventos de turismo do Brasil e do mundo: Feira Internacional de Turismo (Fitur) realizada na Argentina, Imex na Alemanha, Cocal na Costa Rica, ABAV 2009 - Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Rio de Janeiro, Festival de Turismo de Gramado, ICCA na Nova Zelândia, EIBTM na Espanha, III Semana Nacional dos Eventos em São Paulo e a participação nos Seminários Descubra Brasil nos Estados Unidos.

No setor de Captações, que conta com nova gerente Carolina Ramalho, a meta é de um aumento de 14% em relação ao ano anterior na quantidade de eventos nacionais captados. Ao todo o CVB espera captar e apoiar 75 eventos nacionais e internacionais. Na captação de associados, a meta é elevar os atuais 178 associados para 205 em 2009, um incremento de 15%.

A busca de novos eventos terá a ajuda dos seminários Seja Um Anfitrião em que serão realizados três encontros com entidades locais (médicas, de classe/mercado corporativo e universidades). “Nosso objetivo é com tais eventos auxiliar o Recife Convention & Visitors Bureau a trazer eventos para o Estado. Nesse encontro, deveremos discutir a importância do segmento para Pernambuco e para os profissionais da área residentes na região”, afirma a diretora executiva, Tatiana Menezes. Segundo ela, em 2008, 33% dos eventos captados e apoiados foram a partir de contatos realizados em tais seminários.

A entidade também investirá na captação de feiras de grande porte para o Estado. “Vamos produzir um material específico para essa ação. Nosso objetivo é regionalizar as feiras que acontecem no Sul e Sudeste do País em Recife, que possui uma localização estratégica”, completa Tatiana. Outro material de divulgação que será produzido é um catálogo de restaurantes, por especialidade, que será distribuído nos hotéis e com os taxistas. “Também faremos um direcionado especialmente para o Pólo Rebelinho.”

Site – O endereço eletrônico da entidade terá cara nova em 2009. O site seguirá um padrão internacional, de acordo com benchmarking realizado durante a missão empresarial aos Estados Unidos. “O novo site terá um caráter comercial onde os turistas poderão fazer reservas nos equipamentos e serviços associados ao Recife CVB”, ressalta Tatiana. Terá links para Informações Institucionais, Informações a Operadores, Informações a Organizadores de Eventos e Informações à Imprensa.