RS terá o maior estande coletivo da Francal 2013

Espaço viabilizado pelo SEBRAE/RS, ACI-NH/CB/EV e SDPI/RS reunirá 51 micro e pequenas empresas expositoras.
Espaço na feira será de 1.021 m



O Rio Grande do Sul terá o maior estande coletivo da Francal 2013 - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que acontece no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de julho. Com 1.021 m² e 51 micro e pequenas empresas expositoras do setor, a ação é resultado da parceria entre SEBRAE/RS, ACI-NH/CB/EV (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha) e SDPI/RS (Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento).

A continuidade do bem sucedido projeto de participação de MPEs gaúchas do setor coureiro-calçadista nas grandes feiras em nível nacional, possibilita que elas mostrem, pelo 14º ano consecutivo, suas coleções voltadas para o verão com alto valor agregado, design atraente, qualidade e preços competitivos. A expectativa dos expositores para a edição deste ano é de superar o valor dos negócios fechados em 2012, que chegou a casa dos R$ 12,6 milhões. No último ano, durante os quatro dias de realização da feira, os empreendedores do couro e do calçado comercializaram 418 mil produtos, incluindo calçados, bolsas e acessórios para lojistas de praticamente todas as regiões do País e, ainda, para o mercado internacional.

O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que o investimento total do Sebrae/RS nas ações da feira é de R$ 180 mil, englobando a montagem do estande e a capacitação das empresas para participarem do evento. Ele lembra que "a parceria entre Sebrae/RS, SDPI/RS e ACI-NH/CB/EV abre uma excelente perspectiva de negócios para as micro e pequenas empresas que participam da Francal. Isso porque a coleção primavera-verão desperta maior interesse do mercado nacional, em função do clima ameno em que vive a maior parte do Brasil durante quase todo o ano, representando maior rentabilidade e ampliação de opções de inserção em novos mercados".

Vitor Koch também aponta que a Francal "é um momento muito esperado por estes empreendedores. As melhores chances de comercialização e de geração de contato para negócios futuros estão na feira. Por meio desta oportunidade podem ser garantidos produção e faturamento para muitos dos meses seguintes".

O presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, destaca que "o projeto gaúcho foi pioneiro em feiras do setor coureiro-calçadista e os resultados têm sido excelentes para quem participa. Sem contar que são nestes eventos que o empresário se integra com o que está acontecendo no mercado". Segundo ele, a presença dos pequenos negócios no Estande Coletivo RS “é um dos passos iniciais para a apresentação dos produtos ao mercado”.

Já o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, acredita que a Francal permite às empresas estreitar relacionamentos e aprofundar as suas estratégias de desenvolvimento mercadológico. "Uma das saídas para o crescimento do setor é apostar em design e em inovações tecnológicas. E para isso a participação na Francal é fundamental", afirma Knijnik.

A Francal movimenta o maior período de negócios da indústria coureiro-calçadista nacional, a primavera-verão. Os lançamentos apresentados chegam a gerar vendas para o varejo por até nove meses. Por isso, é considerada o mais importante evento de negócios do setor no País – e um dos maiores do mundo –, e atrai fabricantes e lojistas de todos os portes e de todas as regiões brasileiras.

São mais de 1.000 expositores reunidos numa área total de 82 mil m² - entre eles, algumas das maiores empresas de calçados do País, grifes de renome internacional, birôs de moda e pequenos fabricantes dos polos calçadistas brasileiros.

Fonte: Sebrae-RS