Que luzes nos guiarão em 2021?

Os modelos de negócios nos eventos foram embaralhados. E agora?
Que luzes nos guiarão em 2021?


Que luzes nos guiarão em 2021?

Os modelos de negócios nos eventos foram embaralhados. E agora?

Por Vanessa Martin

28/12/2020

As regras do jogo mudaram radicalmente em 2020! Os alicerces da indústria de eventos foram abalados e fomos forçados a passar do mindset analógico para o digital em período recorde. Os modelos de negócios foram embaralhados e geraram novos formatos.

Em 2020, a competência dos profissionais desta área foi testada ao seu limite. Entretanto, a união e apoio entre eles foi sem precedentes. Me sinto abençoada por fazer parte da comunidade de profissionais em eventos tão dedicada, resiliente e apaixonada pelo que fazem. Mas o próximo ano promete ser ainda mais desafiador.

EVENTO HÍBRIDO DOMINARÁ A CENA

2021 chega para marcar nova etapa de desafios para o mercado de eventos nacionais e internacionais. Eles migrarão do virtual para o híbrido em várias fases, na direta proporção da população vacinada, pois o retorno dos participantes está condicionado à percepção deles quanto à sua segurança ao participar no evento presencial. Este cenário, aliado ao nosso apreço pela interação social humana e as facilidades que o virtual oferece, farão do evento híbrido o novo normal. Como diz Julius Solaris: “O evento híbrido será o rei.”

SEGURANÇA PESSOAL

Além da vacinação, a adesão dos participantes ao evento híbrido está condicionada à percepção de que a organização cuidou de todos os quesitos que garantem sua segurança pessoal, tais como: distanciamento social no deslocamento e na seleção e posicionamento dos assentos, uso de marcaras, ventilação, limpeza, etc.

HUMAN CENTRIC DESIGN

A experiência triunfará sobre as coisas! É a aposta mais forte entre todos os especialistas mais renomados. E para conseguir oferece-la aos participantes, as palavras de Beth Surmont resumem o mantra de cada evento de sucesso em 2021: ‘As experiências virtuais precisam ser altamente intencionais e os planejadores precisam pensar no design centrado no ser humano. Tome todas as decisões através dos olhos de seu público.”

CONTEÚDO PERSONALIZADO

A busca por interatividade parece estar mudando o processo de engajamento nos eventos virtuais. Entre as ações mais utilizadas está a entrega de conteúdo altamente personalizado. Para Zack Gallinger-Long, “Em resumo, esse seria um conteúdo customizado, de perspectivas individuais, oferecido em um nível que está alinhado com cada público único e auto selecionado.”

COMUNIDADE

Como seres humanos, temos necessidade de nos conectar e vivenciar comunidades que nos representem. Em momentos caracterizados por grandes mudanças e adaptações profissionais como estamos vivendo agora, torna-se essencial e um dos fatores mais cobiçados, poder estar mais próximo dos nossos pares para trocar experiências, conhecimento, dicas e sugestões que amenizem as dificuldades diárias. Por isso, temos que concordar com a afirmação de Megan Henshall, do Google: “Comunidade será a nova commodity.”

Entretanto, não é uma tarefa fácil. Requer esforço e foco específico do organizador de eventos para criar e manter a comunidade, iniciando antes do evento, ganhando ápice durante, além de continuar e até mesmo crescer o número de membros no pós evento. Mas a comunidade é imprescindível para manter por perto os participantes e seduzir os prospects. Entre outras mudanças, o relacionamento perene fará da colaboração uma das mais relevantes tendências do próximo ano.

TUDO ESTÁ MAIS VELOZ

A percepção de velocidade no virtual bate recordes consecutivos. E tudo se ajeita a partir desta premissa, tais como: o prazo que clientes esperam que o projeto seja feito e o evento entregue, a redução drástica dos prazos para o marketing digital, a validade dos lotes de inscrições, os modelos de precificação que valorizam o tempo e a escolha preferencial do participante, os formatos mais curtos e pontuais e a programação mais simplificada e adaptável.

ENGAJAMENTO E EXPERIÊNCIA SÃO ESSENCIAIS

Este mantra fica mais forte a cada evento. Com o destaque do híbrido, ele abrangerá a entrega de momentos de engajamento em sintonia e sincronicidade com os públicos online e offline. Testando a competência dos organizadores de eventos para o entrelaçamento perfeito entre as estratégias elaboradas para cada uma destas realidades que se misturam e que demandam plataformas de tecnologia para conseguir a perfeição nesta sintonia.

O EVENTO VIRTUAL VIROU TV?

Esta era tão disruptiva é uma oportunidade excepcional de incorporar novos níveis de interação do público, bem como criar novas estruturas nos eventos virtuais e híbridos, para criar experiências cada vez mais envolventes. Afinal todas as pesquisas recentes realizadas, destacaram a importância do engajamento dos participantes. à medida que os eventos virtuais foram sendo realizados, ficou evidente a demanda dos participantes por sofisticação e profissionalização da sua produção. Também deve ser cada vez mais praticado.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A solidariedade ganhou destaque de pop star em 2020. Nos eventos, além da união do setor e do desempenho extraordinário das associações de classe, vimos ganhar força a valorização e empenho na inclusão social dos eventos e no compliance das empresas e seus respectivos eventos.

O DESAFIO DO LUCRO NO HÍBRIDO

A cultura do grátis, as dificuldades de conseguir patrocínio, a proliferação de eventos virtuais gratuitos no início da pandemia, os custos do evento virtual diferirem significativamente dos eventos presenciais, são algumas referências para a falta de parâmetros para a contratação dos fornecedores necessários. Tudo isso ajudou a criar uma grande dor de cabeça para os organizadores de eventos: a monetização dos eventos virtuais realizados.

Para Hoyin Cheng, fundador e CEO da Remo, a receita dos eventos em 2021 virá de eventos menores (até 300 pessoas) e mais intimistas, por oferecerem experiências mais significativas aos participantes. Isso atrairá as grandes marcas para fazerem parte.

O amadurecimento do setor trará cada vez mais respostas criativas e eficientes para conseguir o equilíbrio financeiro tão necessário, como oferecer áudio dos eventos como alterativa de valor de inscrição.

E AGORA?

Fomos impulsionados a repensar nossos modelos de negócios que demandaram funções e habilidades profissionais ainda não trabalhadas pelo setor. O lado bom foi a necessidade do mercado, puxando e estimulando fortemente na entrega de valor, na inovação e na experimentação, tanto para descobrir novas receitas, quanto para novos formatos.

Eu acredito na capacidade e na resiliência dos profissionais de eventos de fazer de 2021 um ano melhor. E você?


PARA SABER MAIS

  • IBM divulga 5 previsões tecnológicas para próximos 5 anos - https://revistacapitaleconomico.com.br/ibm-divulga-5-previsoes-tecnologicas-para-proximos-5-anos/
  • 7 must-know virtual event benchmarks - https://blog.bizzabo.com/virtual-event-benchmarks?utm_campaign=Email%20Newsletter&utm_medium=email&_hsmi=91428607&_hsenc=p2ANqtz-9OwuzFYP-PSaz518e-bQ4rtlVAO78KKEwczlJNo-TiV3lesXBL21HozZv4X2lFBpzNLtAkD3_1sZXNXTKvknhGWtkUMNSOZk-cZmjh3OdhN2cJ1ms&utm_content=91428606&utm_source=hs_email
  • Television Show vs virtual events - https://www.linkedin.com/pulse/television-shows-vs-virtual-events-zack-gallinger-long/?trk=v-feed
  • Peter Hinssen wants you to embrace the ‘Never Norma’ - https://www.pcma.org/peter-hinssen-embrace-never-normal/
  • Event Marketing Trends roundup. eMarketer & Cvent - https://on.emarketer.com/rs/867-SLG-901/images/eMarketer%20Event%20Marketing%20Roundup%20Dec%202020%20Final.pdf
  • 10 event trends 2021. EventMB -