Com o objetivo de elevar os índices de proteção para as espécies ameaçadas de extinção, a Fundação Ecológica de Punta Cana aposta no turismo de observação de aves, também conhecido como turismo ornitológico.
Com esta nova modalidade turística, a Fundação se propôs a criar um mercado de turismo relacionado com a observação de aves endêmicas e migratórias, envolvendo hotéis e outras empresas privadas do setor turístico dominicano.
O objetivo do projeto é atrair novos turistas, interessados não apenas nas ofertas de sol e praia, mas também os visitantes com alto interesse ecológico. Como parte das ações, a Fundação Ecológica de Punta Cana irá promover a primeira oficina dirigida a guias turísticos, com a finalidade de capacitar estes profissionais para a atividade de observação de aves.
A idéia é que o Grupo Punta Cana possa atrair outro nicho de turista, criando uma oferta complementar de observação de aves na Reserva Ecológica de Punta Cana que conta com 600 hectares de bosques.
No mundo, estima-se que exista um mercado de U$ 25 bilhões anuais em observação de aves, que inclui investimentos em transporte aéreo, hospedagem, alimentação e também em equipamentos especiais para a prática. Apenas nos Estados Unidos, calcula-se que pelo menos 50 milhões de pessoas se identificam como observadores ou são aficionados por aves.
Comentários