O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, lançou, ontem (26), às 12h, o programa Vivendo Pernambuco. O evento aconteceu no restaurante Spettus (Boa Viagem). Mais do que uma capacitação, o projeto tem como objetivo fazer com que os vendedores das principais operadoras e agências turísticas do país tornem-se verdadeiros consultores de viagem a Pernambuco.
Segundo Costa Filho, a ideia da importância do turismo como agente de real expressividade na economia dos países tem crescido ao longo dos anos. “Em tempos de crise econômica global, alguns dos principais pensadores apontam o Turismo como a indústria que tende a crescer.” Em 2008 mais de 3 mil pessoas foram qualificadas pelo Estado, incluindo agentes de viagens, recepcionistas, taxistas e empreendedores. Mais que a soma histórica dos últimos cinco anos (2002-2007), quando foram capacitados 1,5 mil profissionais. “Até o final do ano pretendemos qualificar cerca de 2 mil agentes de viagem de todo o país. Para os outros segmentos do Turismo queremos ampliar as qualificações para 5 mil”, disse o secretário. O Vivendo Pernambuco está orçado em R$ 800 mil, com recursos próprios.
Ao presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), José Ricardo Diniz, coube a tarefa de apresentar detalhes do Vivendo Pernambuco. “A proposta é, em parceria com a CVC, TAM Viagens e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), capacitar vendedores que comercializam o destino Pernambuco em cenário nacional, e trazê-los ao Estado para vivenciarem de perto alguns dos principais atrativos do nosso Estado.” Dessa forma, até o final de 2009, 1600 vendedores de todas as regiões do Brasil serão capacitados. “Nosso primeiro ano de gestão (2008) apresentou um número cinco vezes maior quando comparado ao ano anterior. Foram 500 profissionais capacitados. Em 2009 serão quase 2 mil. Quem sabe em 2010 o número não poderá ser duplicado”, afirmou.
A parceria com as empresas e entidades ligadas ao turismo é um dos grandes trunfos do programa Vivendo Pernambuco. “Pernambuco se mostra cada dia mais preparado para receber turistas de todo o mundo. As entidades parceiras, seguindo o entusiasmo desse novo momento do Estado, acreditam que o crescimento está apenas no início”, afirmou Clayton Armelin, diretor comercial da CVC. “Inclusive o nome do projeto poderia se chamar Revivendo Pernambuco, para celebrar a saída de Pernambuco desse marasmo em que ficou preso nos últimos anos”, afirmou Armelin.
(VB)
Comentários